Há anos, o cancelamento de pedidos no iFood é uma reclamação de parceiros da plataforma, mas o procedimento acabou de ser alterado. Agora, os restaurantes passam a ter mais espaço de diálogo com os clientes e podem indicar se concordam ou não com a justificativa de cancelamento. Em caso de impasse, a questão é levada para a avaliação da plataforma.
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A mudança é resultado do Fórum de Parceiros do iFood, que teve seu primeiro ciclo finalizado em dezembro passado. Ao longo de 8 meses, o grupo de 20 empreendedores convidados pela plataforma expôs as principais dores como donos de restaurantes para o aplicativo. A partir disso, a plataforma começou a desenhar mudanças no seu funcionamento.
Nova política de cancelamento de pedidos no iFood: mais diálogo
A nova política de cancelamentos contempla toda a jornada de compra, desde o momento do pedido até o pós-entrega. Quando há uma solicitação de cancelamento, o restaurante é avisado pela plataforma e, a partir de agora, passa a informar se concorda ou não com a justificativa e também pode tentar entrar em um acordo com o cliente.
Além disso, pedidos de cancelamento após a entrega passam a precisar de evidências e provas sobre o motivo da desistência, como fotos dos produtos. Nesses casos, o restaurante também recebe as evidências.
“O sentimento de injustiça dos restaurantes em relação ao cancelamento de pedidos era grande. Ainda há espaço para melhorar, mas o lançamento dessa nova política de cancelamento já trouxe uma diminuição considerável na nossa taxa de cancelamento, que hoje é praticamente zero”, comentou a empresária Helena El Horr, da Matula Marmitaria, de Curitiba, para a Gazeta do Povo.
Em abril, um novo fórum será formado com novos integrantes. As inscrições começam a partir de fevereiro.