scorecardresearch ghost pixel



O que é o ChatGPT que os alunos estão usando para colar nas provas?

A cola nas escolas é uma prática muito antiga usada pelos estudantes preguiçosos. Mas com a tecnologia, a trapaça ganhou uma nova forma.



Um dos desafios que a tecnologia trouxe para a sociedade diz respeito às salas de aulas. Professores tiveram que lidar com alunos munidos de celular dentro da sala de aula, mas nunca receberam nenhum tipo de amparo para isso. O problema é que as inovações não param e há uma nova inteligência artificial que pode ser usada como cola nas escolas.

Veja também: Crianças expostas ao celular podem nunca mais serem as mesmas, diz estudo

Nova cola nas escolas pode ser feita com inteligência artificial

Professores devem ficar alerta com um aplicativo chamado ChatGPT que foi lançado pela Open IA. Ele é capaz de responder perguntas, criar poemas e até textos, o que pode ser utilizado para fazer cola nas escolas. Um caso foi registrado na Carolina do Sul, nos EUA, onde um professor flagrou um de seus alunos pedindo para a IA (Inteligência Artificial) escrever sua tarefa.

Neste caso, a tarefa consistia em escrever 500 palavras do filósofo David Hume, um dos nomes famosos do século XVII. Com isso, a tarefa da IA era produzir o texto para o aluno através de pesquisas feitas na internet.

O professor, em entrevista recente, relatou que o texto apresentava um estilo limpo. “Eu diria que escreve como um aluno muito inteligente do último ano. Há palavras estranhas específicas usadas que não estavam erradas, apenas peculiares, se você estivesse ensinando alguém a escrever uma redação, é assim que você diz a ela para escrevê-la antes que ela descubra seu próprio estilo”, disse o professor sobre o ChatGP.

É possível detectar a inteligência artificial

Para conseguir identificar a cola nas escolas, o próprio ChatGP oferece um software que detecta a presença da IA nas respostas. Foi isso o que o professor fez e o programa apontou 99,9% de certeza que o estudante tinha utilizado a tecnologia para fazer o trabalho.

Contudo, o programa não detectou plágio, o que torna difícil acusar o aluno como responsável por utilizar o tipo de cola por meio de IA em seu trabalho. Resta os professores ficarem de olho daqui para frente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário