Em seu discurso de posse, Jader Filho, ministro das Cidades confirmou uma informação importante para a parcela da população mais carente: o programa Minha Casa, Minha Vida será retomado em breve. Foi neste contexto que o ministro lembrou que, durante a pandemia, mais de um milhão de pessoas forma despejadas ou ameaçadas de despejo.
Leia mais: ÓTIMA NOTÍCIA para quem planeja comprar a casa própria
Na mesma linha, Jader Filho trouxe dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua). Os dados são de 2019 apontam um déficit habitacional de 5,9 milhões de moradias no país.
Saneamento básico
Além da volta do Minha Casa Minha vida, outras pautas relevantes ao ministério da Cidades também mereceram destaque em seu discurso de posse. Foi o caso da área de saneamento básico. Contudo, o ministro lembrou que no ano de 2020 aprovou-se o Marco do Saneamento e que o Brasil não se deve limitar ao investimento privado na área.
Para ele, na prática, é necessário incentivar o saneamento privado ao mesmo tempo em que o poder público precisa agir de forma urgente em regiões mais pobres. Isso porque, muitas dessas áreas não despertam tanto interesse de atuação e investimento da iniciativa privada.
Inclusão de território periféricos e diálogo com a população
A troca de experiências com movimentos sociais também volta ao centro das discussões nesta nova gestão. Por isso, foi neste sentido que o ministro anunciou a criação da Secretaria Nacional de Políticas para Territórios Periféricos.
Inicialmente, a ideia do projeto é ouvir a população em relação às reais demandas da sociedade. Por fim, segundo Jader Filho, é essa troca com movimentos sociais que permite entender as necessidades organizadas mais urgentes de uma população que ficou desassistida por um longo período.