scorecardresearch ghost pixel



Cerveja terpenada pode dar algum “barato”? Entenda essa polêmica

Uma nova cerveja tem dado o que falar ultimamente. Você já ouviu falar em cerveja terpenada? Descubra sobre o que se trata e veja se existe maconha nela.



A verdade é que o universo das cervejas ganha novos rótulos e adeptos todos os dias. Uma das mudanças recentes da bebida mais amada do público brasileiro e uma das mais populares do mundo é a “cerveja terpenada”. Você já ouviu falar desse termo? Quer entender o que ele significa? Então vale a pena conferir a explicação que encontramos sobre o assunto.

Veja também: Viraram as queridinhas! 5 cervejas puro malte preferidas do público

Afinal de contas, o que é uma cerveja terpenada?

Talvez você tenha ouvido falar em Mango Kush, Lemon Skun, Berry Gelato, California Orange ou outros termos. Todos eles podem ser traduzidos pela nova expressão “cerveja terpenada”. Alguns bares e botequins já até adicionaram o item em seu cardápio para atender essa nova demanda da clientela.

Embora o termo possa trazer definições erradas à mente, a verdade é que a cerveja terpenada não atua de modo diferente ou distorcido na mente humana. Isso quer dizer que, além do álcool, a cerveja terpenada não possui nenhum outro princípio ativo que possa causar alucinação ou qualquer tipo de distorção mental.

O termo vem dos compostos químicos terpenos, presentes em várias plantas do mundo. Normalmente, são elementos que conferem aroma, como óleos essenciais. Inclusive é exatamente este o propósito de uma cerveja com o nome destacado aqui.

Cerveja com maconha? Entenda a polêmica

A confusão sobre a tal cerveja terpenada se deu por conta de uma suposta utilização de maconha na fórmula. Afinal, as plantas da família cannabaceae são realmente riquíssimas em terpeno. Contudo, o composto tem única e exclusiva função de conferir aroma para os apreciadores “gourmet” do mundo feito pela bebida a base de água, malte e lúpulo.

Entenda que o grande desafio dos cervejeiros atuais é o de conseguir manter o aroma do lúpulo o maior tempo possível dentro do líquido. Isso porque apenas uma cerveja fresquinha é capaz de preservar o “cheiro” que se espera de um estilo. O óleo essencial do lúpulo se perde rapidamente em contato com o oxigênio, até mesmo aquele dentro da garrafa.

Por isso, o terpeno tem surgido como uma forma de resolver esse problemas. No entanto, vale lembrar que as tais cervejas terpenadas ainda são bem mais caras do que se esperava.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário