O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um boletim que prevê chuvas fortes em grande parte do país, incluindo uma faixa que passa no noroeste da região Norte até o leste da região Sudeste. Com isso, as áreas centrais do país também serão afetadas. Já para a cota leste do Nordeste e em áreas da região Sul, a expectativa é de pouca chuva.
Leia mais: Verão com cara de inverno? Sim, chuvas e frio dominam o início da estação.
Sendo assim, a primeira semana de 2023 contará com fortes chuvas no norte do país, com volumes superiores a 60mm. Já nas áreas centrais do Amazonas, Pará, Tocantins e Amapá, a previsão é de acumulados que podem ultrapassar os 100mm. Já para as demais áreas, o volume esperado é menor, com cerca de 30 mm.
Previsão para as regiões do Brasil
No Nordeste, a previsão é de que maiores acumulados de chuva aconteçam na região Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Além disso, o extremo sul da Bahia e o Sergipe terão volumes acima de 50mm. Da costa leste da região até o Cará, as chuvas serão menos intensas, com volumes menores que 30mm.
Já na região Centro-Oeste, os volumes de chuvas são altos, com previsões que podem ultrapassar 150mm em grande parte de Goiás e no norte de Mato Grosso. Em contrapartida, o volume no Mato Grosso não deve ultrapassar os 70mm.
Para o Sudeste, as chuvas mais volumosas estarão presentes apenas no norte de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Os volumes podem ultrapassar os 150mm. Ademais, o Espirito Santo e as demais áreas da região devem contar com chuvas pouco maiores que 60mm, com exceção para o nordeste de Minas Gerais, que terá pouca precipitação durante a semana.
Por fim, o Sul do país terá chuvas causadas pela presença de uma massa de ar quente e úmida, provocando chuvas acima de 50mm principalmente no oeste de Santa Catarina e no noroeste do Paraná.