A descoberta de que o fundo Nu Reserva Imediata contava com ações das Americanas revoltou acionistas que, até então, usavam as “caixinhas” como opções de reserva de emergência e retirada imediata. Nas redes sociais, clientes do Nubank reclamam desde a primeira queda de rendimento registrada no dia 14 de janeiro.
Leia também: Qual foi o prejuízo que a Americanas causou aos clientes do Nubank?
Na semana passada, a alta cúpula das Americanas anunciou ter encontrado “inconsistências” nas contas da empresa. O que seria um rombo de R$ 20 bilhões acabou se mostrando de até R$ 40 bilhões, nas estimativas mais atuais.
Com isso e a consequente desvalorização da empresa, o fundo Nu Reserva Imediata chegou a cair de um rendimento de 109% do CDI para míseros 37%.
O caso irritou quem guarda dinheiro no “Roxinho” e não se atentou aos detalhes trazidos pelo banco na hora da contratação.
Por que os clientes do Nubank reclamam?
Todo investimento tem risco, mesmo que baixo. Porém, o discurso inicial do banco digital era de que o fundo Nu Reserva Imediata era recomendado para quem faz reserva de emergência ou tem metas de curto e médio prazos para bater.
Nesses casos, a recomendação é aplicar o dinheiro em locais de alta liquidez, ou seja, onde a pessoa pode tirar o dinheiro rapidamente, e que sejam de baixo risco, diminuindo as chances da pessoa perder dinheiro.
Geralmente, isso significa aplicar o valor em fundos com títulos de renda fixa. O fundo do Nubank também os têm, mas integra a carteira também com a aplicação em debêntures (títulos de dívida que geram crédito para o investidor). No Nu Reserva Imediata, cerca de 1% do patrimônio em debêntures estava em títulos das Lojas Americanas e da B2W.
Como consequência, com a queda brutal das ações do grupo varejista, despencou também o rendimento do fundo, o que revoltou clientes. Confira abaixo algumas das reclamações que têm tomado o Twitter desde então.
A indústria de fundos nunca decepciona. "Nu Reserva Imediata" que pelo nome traz uma proposta p/ reserva de emergência, se auto intitula de "baixo risco". Na verdade é um fundo de crédito privado, e adivinha o q tinha nele? Debêntures das Lojas americanas. pic.twitter.com/grPUpjdr2Q
— Geraldo Burigo, CEA (@geraldoburigo) January 14, 2023
mano eu tinha uma caixinha do nubank de poupança q tava lá bonitinha
aí eu decidi criar uma outra pra eu ir juntando pra comprar um fone novo, sendo que nessa outra eles simplesmente investiram em um outro bagulho e eu comecei a PERDER O DINHEIRO q eu queria GUARDAR pic.twitter.com/8eImC4dgSE— Nanda (@LittleImaginary) January 15, 2023
Com reserva de emergência a gente não brinca: coloca na poupança, no tesouro direto ou em CDB 100% do CDI de banco grande.
Essa semana quem tinha reserva no Nu Reserva Imediata se deparou com isso aqui, porque o fundo tinha aplicações em debêntures da Americanas. pic.twitter.com/FBBBYV0jw3
— Melissa 💉 (@melissish) January 15, 2023