Clientes Nubank se revoltam após descobrir fundo com ações das Americanas

Banco digital possui fundo de baixo risco sugerido para reservas de emergência, mas usava ações das Americanas. Na internet, clientes do Nubank reclamam.



A descoberta de que o fundo Nu Reserva Imediata contava com ações das Americanas revoltou acionistas que, até então, usavam as “caixinhas” como opções de reserva de emergência e retirada imediata. Nas redes sociais, clientes do Nubank reclamam desde a primeira queda de rendimento registrada no dia 14 de janeiro.

Leia também: Qual foi o prejuízo que a Americanas causou aos clientes do Nubank?

Na semana passada, a alta cúpula das Americanas anunciou ter encontrado “inconsistências” nas contas da empresa. O que seria um rombo de R$ 20 bilhões acabou se mostrando de até R$ 40 bilhões, nas estimativas mais atuais.

Com isso e a consequente desvalorização da empresa, o fundo Nu Reserva Imediata chegou a cair de um rendimento de 109% do CDI para míseros 37%.

O caso irritou quem guarda dinheiro no “Roxinho” e não se atentou aos detalhes trazidos pelo banco na hora da contratação.

Por que os clientes do Nubank reclamam?

Todo investimento tem risco, mesmo que baixo. Porém, o discurso inicial do banco digital era de que o fundo Nu Reserva Imediata era recomendado para quem faz reserva de emergência ou tem metas de curto e médio prazos para bater.

Nesses casos, a recomendação é aplicar o dinheiro em locais de alta liquidez, ou seja, onde a pessoa pode tirar o dinheiro rapidamente, e que sejam de baixo risco, diminuindo as chances da pessoa perder dinheiro.

Geralmente, isso significa aplicar o valor em fundos com títulos de renda fixa. O fundo do Nubank também os têm, mas integra a carteira também com a aplicação em debêntures (títulos de dívida que geram crédito para o investidor). No Nu Reserva Imediata, cerca de 1% do patrimônio em debêntures estava em títulos das Lojas Americanas e da B2W.

Como consequência, com a queda brutal das ações do grupo varejista, despencou também o rendimento do fundo, o que revoltou clientes. Confira abaixo algumas das reclamações que têm tomado o Twitter desde então.

 




Voltar ao topo

Deixe um comentário