O rombo contábil nas Americanas é bilionário. E, diante deste cenário, muitos clientes estão preocupados se vão receber as suas compras e se o prazo de entrega será cumprido. Nas redes sociais, muitos clientes já reclamam do atraso de suas encomendas.
Leia mais: Com medo de calote, clientes Nubank podem falir com a crise da Americanas?
Como proceder
Diante deste cenário, o consumidor precisa ficar atento caso tenha feito ou venha a fazer alguma compra nas Americanas. Contudo, não é preciso evitar a compra. Na prática, mesmo que a empresa entre em recuperação judicial, ela precisa cumprir as obrigações de varejista, ou seja, entrega em prazo definido, em boas condições e de acordo com o anúncio.
Vale lembrar que, além das Americanas, a Shoptime e a Submarino também fazem da parte da holding Americanas S.A.
Cancelamento de compra
Independente da situação, o Código de Defesa do Consumidor precisa ser cumprido. Na prática, ele garante ao cliente o tempo de sete dias para desistir de uma compra.
Essa desistência de uma compra online precisa ocorrer diretamente no site da empresa ou por telefone.
Só neste ano, por exemplo, o Procon de São Paulo recebeu 440 reclamações contra as Americanas, sendo que uma a cada quatro tinha relação com o cancelamento de compra.
Atrasos
Por fim, no caso de atrasos na entrega, a primeira medida é procurar diretamente as Americanas. Contudo, se em 24h não houver resolução, o caminho é registrar reclamação no Procon de sua cidade.
Para isso, é importante guardar todos os registros de compra, como nota fiscal, prints de conversas ou gravação da ligação telefônica. Em suma, caso o produto não chegue ao destino, é possível processar a empresa para reaver o investimento.