A dieta de todo mundo costuma ser baseada em alimentos padronizados, como frutas, legumes, carnes e verduras. No entanto, além dos ingredientes comuns, existem alguns alimentos coloridos que fogem do padrão que estamos acostumados.
Veja também: As frutas da estação estão aí para você incluí-las nas refeições hoje mesmo
Confira alguns dos alimentos coloridos que parecem comuns, mas que você nunca conheceu. Existem cenouras, batata, mandioca e até banana de cores diferentes. Confira a lista abaixo e entenda melhor.
6 alimentos coloridos que você não conhecia
1 – Mandioca rosa
Pela Embrapa, esse vegetal é conhecido como mandioca de polpa rosada. Ela é rica em licopeno, um tipo de antioxidante que atua diretamente no combate ao envelhecimento e na prevenção do câncer de próstata.
Essa mandioca foi desenvolvida pela Embrapa Cerrados e pode ser preparada cozida, frita, chips, palito, usada em massas etc.
2 – Banana roxa
Outro dos alimentos coloridos é a banana roxa. Sua origem é asiática e conta com mais amido do que as bananas comuns, como a nanica e a prata, além de ser menos doce.
3 – Batata-doce laranja
Por fora, ela é avermelhada, mas por dentro lembra uma cenoura de tão laranja que é. Ela foi desenvolvida em 1981 pela Louisiana State University, nos EUA. A coloração se dá pelo excesso de betacaroteno, rico em vitamina A.
4 – Alimentos coloridos: arroz vermelho
O arroz também conta com várias colorações, como o preto e o vermelho. O arroz vermelho tem 15% mais proteínas do que o tradicional, mas são consumidos em pequena escala até o momento.
5 – Couve-flor
Se você não sabia, existe couve-flor branca, comum, mas também amarela e roxa. Surgida na Ásia, a couve-flor colorida possui menos sódio e calorias, além de ser rica em vitaminas B9, B12 e C.
6 – Cenouras preta, branca e amarela
Por fim, outros alimentos coloridos são as cenouras preta, branca e amarela. Inclusive, a branca foi a primeira de todas consumidas há mais de 500 anos.
Leia mais: SingerGM/Shutterstock