Você é uma pessoa preocupada com a segurança em aparelhos tecnológicos? Então precisa saber que uma TV box vendida na Amazon e no AliExpress pode vir com um malware bem potente. Em outras palavras, o equipamento pode estar infectado com um vírus que a conecta com endereços de IP maliciosos.
Veja também: Vírus disfarçado de extensão do Chrome rouba controle de PCs das vítimas
A informação partiu do consultor de segurança do Canadá, Daniel Milsic. Ele descobriu que um dos dispositivos de TV box Android estava com o vírus perigoso e bastante sofisticado. O pior é que o equipamento estava disponível para qualquer pessoa na plataforma de vendas da Amazon.
Segundo as informações, o vírus é bem semelhante ao CopyCat, que foi descoberto em 2017 pela empresa Check Point.
Dispositivo de TV box com vírus na Amazon? Entenda melhor
O aparelho de TV box identificado como portador do vírus perigoso é o T95 Android. O preço dele é médio e sai por cerca de US$ 40 nas principais gigantes do comércio eletrônico mundial.
Milisic disse que o problema foi constatado quando percebeu que o dispositivo contava com Android Debug Bridge aberto. Isso permite que qualquer pessoa possa acessar a TV box por meio de uma conexão Wi-Fi. Em outras palavras, pessoas desconhecidas podem ter acesso ao seu sistema de tecnologias.
Ao tentar bloquear os anúncios dentro do aparelho, o desenvolvedor percebeu que ele forçava a conexão com vários endereços de IP maliciosos.
“Encontrei camadas sobre camadas de malware usando ‘tcpflow’ e ‘nethogs’ para monitorar o tráfego e rastreei-o até o processo/APK ofensivo, que removi da ROM”, disse o rapaz em sua publicação nas redes sociais.
Daniel decidiu criar um script para impedir que a TV box não cause nenhum mal por conta do vírus que está em seu interior.
Por fim, o alerta fica para tomar cuidado com determinados produtos tecnológicos que podem conter vírus e outras ameaças aos seus dados, conexão e aos dispositivos que você adquiriu. Sempre procure informações e testes antes de efetuar a compra.