scorecardresearch ghost pixel



Desenrola Brasil: novo programa vai socorrer os endividados em 2023

Medida foi anunciada com o intuito de facilitar a quitação de dívidas de mais de 80 milhões de brasileiros. Saiba como irá funcionar!



O governo federal anunciou no início desta semana a criação de um programa para atender aos beneficiários que se endividaram devido a contratação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil em 2022. A modalidade foi criada durante o governo Bolsonaro (PL) como tentativa de aumentar o número de votos e a popularidade do então candidato à reeleição.

Leia mais: Combustível vai aumentar? Entenda como ficam os preços com Lula.

Chamado de “Desenrola Brasil“, o novo programa foi anunciado pelo ministro do Desenvolvimento, Wellington Dias. De acordo com o chefe da pasta, o programa ainda está em fase de elaboração.

No entanto, a estimativa é de que 80 milhões de pessoas inadimplentes sejam atendidas, das quais 3,5 milhões de pessoas ficaram endividadas devido ao consignado do Auxílio Brasil. Os débitos atrasados chegam a R$ 9,5 bilhões.

Dias também afirmou que o novo programa está sendo desenvolvido em parceria com outros ministérios. “É grave o problema dos endividados do Auxílio Brasil ou do Bolsa Família, o chamado consignado. Primeiro, já do ponto de vista da própria legalidade”, alegou.

Programa deverá ser lançado no primeiro semestre de 2023

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o programa já está em fase final de testes, sendo apresentado para o presidente Lula até o fim de janeiro. Dessa forma, a expectativa é de que o programa entre em operação ainda no primeiro semestre de 2023.

“A proposta do Desenrola tem por objetivo cuidar de cerca de 80 milhões de pessoas no Brasil que estão endividadas, que estão em situação de inadimplência e que precisam não só regularizar sua vida, mas é importante também como fator econômico trazer essas pessoas de volta para a própria economia”, afirmou Wellington Dias em entrevista ao jornal O Globo.

Por fim, Dias criticou a criação do empréstimo, visto que a única finalidade da medida foi de a tentativa de alavancar os votos de Bolsonaro durante a corrida à presidência. “O presidente Lula durante a campanha já demonstrou muita sensibilidade com os endividados e trabalhou o programa Desenrola, que vai incluir esse público do Bolsa Família”, concluiu.




Voltar ao topo

Deixe um comentário