scorecardresearch ghost pixel



Destaques do dia: Adesão ao Simples Nacional termina hoje; Sistema online de cartórios entra em vigor; Saque-aniversário chega ao fim para novo grupo; Dados da Selic e balança comercial

Divulgação de importantes dados econômicos e adesão ao Simples Nacional estão entre os principais assuntos do dia.



A semana começou ontem com a publicação de dados importantes sobre o desemprego no país e também de uma série de relatórios fiscais. Nesta terça-feira, 31, a divulgação continua e deve incluir a nova meta do Copom para a taxa básica de juros e as projeções para a balança comercial em 2023.

Leia mais: Preços de gasolina, diesel e etanol são atualizados e brasileiros ficam surpresos

Hoje também começa a funcionar o sistema de cartórios online, que promete facilitar bastante a vida de quem precisa de registros públicos. Outro destaque é o fim do prazo para adesão ao Simples Nacional.

Entre os principais assuntos do dia está também o encerramento de mais uma rodada do saque-aniversário do FGTS. Veja mais detalhes a seguir.

Serp entra em vigor

O Sistema Eletrônico de Registros Públicos (Serp) entra em vigor nesta terça-feira em todo o Brasil. A plataforma possibilita o acesso remoto e eletrônico aos serviços de registros públicos, ou seja, funciona como uma espécie de cartório virtual.

Apesar de muitos cartórios brasileiros já oferecerem opções on-line, o Serp unifica e padroniza os serviços no país. Dessa forma, as informações de qualquer unidade do território nacional podem ser acessadas de qualquer lugar.

O cidadão tem a opção, por exemplo, de pesquisar quais imóveis estão associados a determinado CPF ou CNPJ. “Efetivamente, o sistema trará uma melhora muito grande no acesso a essas informações, que são públicas, mas de difícil acesso”, diz Gustavo Kloh, professor de Direito da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Também é possível receber e enviar documentos e títulos em formato eletrônico e expedir certidões e informações mediante assinatura eletrônica. O sistema ainda reduz o prazo para registros e expedição de certidões.

“Em um país com a extensão territorial do Brasil, em que há diferentes exigências, normas ou formalidades para os mesmos atos a depender da região, a interligação dos serviços de registro é um passo importante para maior desburocratização e acessibilidade a esses serviços”, afirma a advogada Giovanna Sampaio.

Saque do FGTS termina hoje

Mais uma rodada do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) chega ao fim hoje. O prazo termina para que nascidos em novembro, que devem fazer o resgate de parte dos recursos de suas contas vinculadas ou ficarão sem o dinheiro neste ano.

O tempo total para resgatar o saldo é de três meses. Ele começa a contar no primeiro dia útil do mês de nascimento do trabalhador e termina no último dia útil do segundo mês seguinte.

O trabalhador que opta pelo saque-aniversário pode sacar um percentual dos recursos disponíveis em suas contas do FGTS todos os anos, mas fica impedido de retirar o valor integral em caso de demissão sem justa causa. Esse é um dos motivos pelos quais o governo quer suspender a modalidade a partir de março.

Enquanto isso não acontece, a adesão pode ser feita em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, no site ou no aplicativo FGTS.

Adesão ao Simples Nacional

Termina nesta terça o prazo para que microempresas e empresas de pequeno porte façam adesão ao regime tributário do Simples Nacional. A mesma data limite vale para os negócios que já estão em atividade e querem solicitar a opção.

Se aprovada, ela passa a valer a partir do dia 1º de janeiro, de fora retroativa.

No caso das empresas em início de atividade, o prazo é de até 30 dias a partir do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual), desde que inferior a 60 dias após a abertura do CNPJ. Neste caso, a adesão começa a contar a partir da data da criação do CNPJ.

Para aderir, basta acessar o Portal do Simples Nacional com certificado digital ou código de acesso, clicar em “Serviços”, depois em “Opção”, em seguida em “Solicitação de Opção pelo Simples Nacional”. Caso haja alguma pendência, o pedido ficará em análise.

A entrada no Simples Nacional só poderá ser feita em janeiro de 2024 para quem perder o prazo.

Reunião do Copom

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central realiza hoje o segundo dia de sua primeira reunião de 2023. O órgão vai decidir sobre temas importantes, como a meta para a taxa básica de juros (Selic). Atualmente, a Selic está 13,75% ao ano.

Também nesta terça, o Ministério do Trabalho deve divulgar os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) relativos a dezembro de 2022. O anúncio será seguido de uma entrevista coletiva do ministro Luiz Marinho e técnicos da pasta.

Outro dado importante que sai hoje é a balança comercial de dezembro do ano passado. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços ainda deve informar suas projeções para 2023. Também é esperada a divulgação do Boletim de Subsídios do Tesouro Nacional.




Voltar ao topo

Deixe um comentário