scorecardresearch ghost pixel



Destaques do dia: Aposentadorias do INSS acima do mínimo terão reajuste de 5,93%; Senado aprova intervenção federal; Tempestades e chuvas intensas em mais de 1,7 mil municípios e mais

Aprovação da intervenção federal pelo Congresso e reajuste em benefícios do INSS estão entre os principais assuntos desta quarta, 11.



O Senado Federal aprovou o decreto presidencial que determina intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal até o dia 31 de janeiro. A decisão foi tomada após terroristas bolsonaristas invadirem as sedes dos Três Poderes no último domingo, 8.

Leia mais: Reajuste do salário mínimo para R$ 1.320 pode ficar para maio

No campo da economia, os segurados do INSS que ganham mais de um salário mínimo terão reajuste de 5,93% no valor de seus benefícios previdenciários. Já a Petrobras anunciou uma redução superior a 11% no preço do gás natural vendido em suas refinarias.

Nos assuntos em destaque nesta quarta-feira, 11, veja também que mais de 1,7 mil municípios brasileiros vão enfrentar chuvas fortes ou tempestades hoje. Confira mais detalhes.  

Reajuste em benefícios do INSS

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que recebem valores acima do salário mínimo terão reajuste de 5,93% em 2023. O percentual é bem menor que a correção de 10,16% realizada no ano passado.

O reajuste de aposentadorias, pensões e outros benefícios é calculado com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O indicador mede a inflação oficial do país.

Com a decisão, o teto do INSS deve subir para R$ 7.507.49 neste ano. Segundo o Ministério da Previdência, o governo manterá o INPC acumulado no ano anterior como alíquota para o reajuste dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Petrobras reduz preço do gás natural

A Petrobras anunciou ontem, 10, um corte no preço do gás natural vendido em suas refinarias. A partir do dia 1º de fevereiro, o metro cúbico de produto transportado e distribuído por dutos cai, em média, 11,1%.

A decisão afeta o custo do GNV usado em veículos e também do gás de cozinha encanado. Ele também impacta a indústria, mas não tem efeito sobre o GLP, vendido na forma de botijão de gás.

“A Petrobras ressalta que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como por suas margens (e, no caso do GNV, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais”, destacou a estatal.

Senado aprova intervenção federal

O Senado Federal aprovou a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal decretada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva mais cedo nesta semana. A votação foi simbólica, mas oito parlamentares se posicionaram contra a medida.

A União agora assume o comando da segurança pública do Distrito Federal, que perde autonomia até o dia 31 de janeiro de 2023. A decisão veio após atos antidemocráticos cometidos por terroristas bolsonaristas no último domingo, 8.

Embora já esteja em vigor, a intervenção federal precisava da aprovação das duas Casas do Congresso Nacional. A Câmara aprovou o decreto presidencial ainda na segunda-feira.

A polícia e o governo do DF receberam severas críticas após a invasão de criminosos bolsonaristas às sedes dos Três Poderes, em Brasília. Vídeos que circulam nas redes mostram policiais abrindo passagens para os vândalos e apenas observando enquanto eles depredavam os prédios, que ficaram completamente destruídos.

Tempestades e chuvas intensas

Mais de 1,7 mil municípios em diversas regiões do país terão chuvas intensas e tempestades nesta quarta-feira, alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Os volumes podem ficar entre 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de velocidade entre 60 e 100 km/h, e chance de granizo.

O impacto das tempestades se concentra sobre regiões como Metropolitana de Curitiba; Grande Florianópolis; Metropolitana de Porto Alegre; Pantanais Sul Mato-grossense; Litoral Sul Paulista; Serrana e muitas outras. A lista completa está disponível neste link.

Já as chuvas intensas devem atingir mais de 900 cidades com volumes de 30 a 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. As áreas afetadas incluem: Centro Goiano; Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba; Sul/Sudoeste de Minas; Metropolitana do Rio de Janeiro e outras. Confira a lista completa aqui.

Em caso de rajadas de vento, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores, já que há risco de queda e descargas elétricas. Para quem está em veículos, a orientação é não estacionar em locais perto de torres de transmissão e placas de propaganda.




Voltar ao topo

Deixe um comentário