scorecardresearch ghost pixel



Destaques do dia: Começa o novo governo de Lula; Salário mínimo terá aumento acima do previsto; Velório de Pelé ocorre nesta segunda; Calendário do saque-aniversário do FGTS de 2023

Volta de Lula à presidência da República e velório de Pelé estão entre os principais assuntos desta segunda-feira, 2.



O primeiro dia útil do ano começa após a posse do novo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, eleito pela maioria dos brasileiros nas urnas eletrônicas. Doze anos após deixar o cargo mais alto do Executivo, o petista volta para seu terceiro mandato.

Leia mais:  Os novos 37! Quem serão os ministros de Lula e seus salários em 2023

Outra notícia importante para os trabalhadores é o novo valor do salário mínimo, que terá reajuste a partir deste mês. Já o novo calendário do saque-aniversário do FGTS para quem trabalha com carteira assinada foi divulgado pela Caixa Econômica Federal.

Esta segunda-feira, 2, também é marcada pelo velório de Pelé, o Rei do Futebol, que faleceu no dia 29 de dezembro aos 82 anos. Confira mais informações nos destaques do dia.

Lula volta a comandar o Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse no último domingo, 1º, no cargo de presidente da República. O petista, que já comandou o país por dois mandatos, volta para seu terceiro governo de quatro anos.

O evento ocorreu no Congresso Nacional e contou com a participação de mais de 700 jornalistas do mundo todo. Também estiveram presentes representantes de governos estrangeiros, cerca de dois mil de convidados e centenas de milhares de cidadãos que foram à Brasília prestigiar a solenidade.

Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin foram diplomados no dia 12 de dezembro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As expectativas sobre o novo mandato são grandes, especialmente após a vitória contra Jair Bolsonaro, que deixou o governo como o primeiro presidente da história a não ser reeleito. Entre as principais promessas do novo presidente estão a reestruturação de programas sociais, o combate à fome e a valorização do salário mínimo.

Novo salário mínimo de 2023

O novo ano começa com uma boa notícia para os brasileiros. O salário mínimo teve reajuste de quase 9% em 2023, de R$ 1.212 para R$ 1.320.

O valor consta no Orçamento aprovado em dezembro pelo Congresso Nacional e ainda precisa ser oficializado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com o aumento, o petista cumpre sua promessa de conceder ganho real aos trabalhadores.

A princípio, o reajuste previsto na medida provisória assinada por Jair Bolsonaro era de 7,4%, considerando a inflação esperada para 2022. Lula decidiu ir além e propor uma correção de 8,9%, acima da inflação, para que o mínimo de fato tenha aumento.

O reajuste do piso nacional é uma obrigação do governo federal que tem como objetivo evitar perdas no poder de compra da população. Por esse motivo, ele é feito com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede o aumento dos preços de bens e produtos para famílias com renda de 1 a 5 salários mínimos.

Velório de Pelé na Vila Belmiro

O ex-jogador Pelé será velado a partir das 10 horas desta segunda-feira no estádio do Santos, a Vila Belmiro. A informação foi confirmada pelo time onde a lenda do futebol fez história com a camisa 10.

O corpo do ex-jogador seguirá do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, diretamente para o estádio do alvinegro. “O caixão será posicionado no centro do gramado. A previsão é que o velório ao público tenha início às 10 horas”, informa o comunicado.

Quem quiser se despedir do Rei do Futebol poderá visitar o local até às 10 horas de terça-feira, 3. Após a solenidade, o cortejo seguirá pelas ruas da cidade de Santos até o Memorial Necrópole Ecumênica, local do sepultamento.

A casa da mãe de Pelé, dona Celeste, de 100 anos, está na rota do cortejo. O sepultamento será fechado para a família e amigos do atleta lendário.

Novo calendário do saque-aniversário do FGTS

Os trabalhadores que têm valores em contas ativas ou inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e que aderiram ao saque-aniversário já podem verificar o calendário de 2023. A Caixa Econômica Federal confirmou que os valores serão liberados a partir do primeiro dia útil do mês de nascimento do cidadão.

O resgate deve ocorrer em até dois meses após a liberação do dinheiro, desde que tenha sido manifestada a opção pela modalidade. A adesão é feita pelo aplicativo do FGTS e nas agências da Caixa.

Caso o trabalhador que aderiu seja demitido sem justa causa, terá direito apenas à multa rescisória de 40%, mas não ao saldo integral das contas vinculadas. Por outro lado, ficará autorizado a sacar parte dos recursos todos os anos.

Confira o calendário completo do saque-aniversário do FGTS para 2023:

Nascidos em Início dos saques Fim dos saques
Janeiro 02/jan 31/mar
Fevereiro 01/fev 28/abr
Março 01/mar 31/mai
Abril 03/abr 30/jun
Maio 02/mai 31/jul
Junho 01/jun 31/ago
Julho 03/jul 29/set
Agosto 01/ago 31/out
Setembro 01/set 30/nov
Outubro 02/out 29/dez
Novembro 01/nov 31/jan/2024
Dezembro 01/dez 29/fev/2024




Voltar ao topo

Deixe um comentário