Destaques do dia: Haddad anunciará primeiras medidas econômicas; Prazo para justificar ausência nas eleições termina hoje; Último dia para solicitar isenção no concurso BB; Primeira ZCAS do ano chega ao fim

Prazo para solicitar isenção da taxa no concurso público do Banco do Brasil termina hoje. Confira outros assuntos em destaque.



A semana começou com a expectativa sobre o anúncio das primeiras medidas econômicas do novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta segunda-feira, 9, também termina o prazo para quem deixou de votar no segundo turno das eleições justificar sua ausência.

Leia mais: Declaração do Imposto de Renda está com os dias contados para ESTES grupos

Candidatos que desejam solicitar a isenção no concurso do Banco do Brasil também precisam correr para fazer o pedido até o fim do dia. Nos assuntos em destaque hoje, veja também que a primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2023 está chegando ao fim.

Primeiras medidas econômicas

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, antecipou na semana passada que as primeiras medidas econômicas do novo governo serão anunciadas nesta semana. A declaração veio após uma reunião de mais de duas horas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nos últimos dias, declarações divergentes de membros da área econômica causaram correria no governo. O ministro da Previdência, Carlos Lupi, havia afirmado que há estudos para uma revisão da reforma da Previdência, mas o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse que não.

Segundo Haddad, o time precisa avaliar as contas públicas e fazer novas previsões de receitas e déficit primário antes de anunciar as mudanças. A meta de déficit prevista no Orçamento de 2023 é de R$ 231,5 bilhões.

Na última semana, o ministro também se reuniu com outras lideranças, como o senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado.

Banco do Brasil amplia prazo de isenção para concurso

O Banco do Brasil aumentou o prazo para os candidatos solicitarem a isenção da taxa de inscrição para seu novo concurso público. O pedido segue até esta segunda-feira, no site da Fundação Cesgranrio, a banca organizadora do certame.

O resultado das solicitações será divulgado no dia 16 de janeiro, no mesmo portal, onde também está disponível o edital completo do concurso.

O benefício da isenção é oferecido a membros de famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) e doadores de medula óssea para instituições reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Quem não se enquadra nas exigências deve pagar taxa de R$ 50. O novo concurso do BB tem seis mil vagas, sendo quatro mil imediatas e duas mil reservas em cargos de nível médio.

Fim do prazo para justificar ausência no 2º turno

O eleitor que deixou de comparecer ao segundo turno das eleições no dia 30 de outubro tem até esta segunda-feira para justificar sua ausência. Caso contrário, ficará em situação irregular junto à Justiça Eleitoral.

No Brasil, o voto é obrigatório para cidadãos entre 18 e 70 anos de idade. Quem deixa de votar ou explicar porque não comparecer ao pleito não pode emitir o certificado de quitação eleitoral, nem tampouco tirar documentos de identidade ou passaporte.

O prazo para justificar a ausência no primeiro turno terminou no dia 1º de dezembro.

Para realizar o procedimento, o interessado deve acessar o aplicativo e-Titulo; o portal do Sistema Justifica; ou preencher o formulário de justificativa eleitoral e entregá-lo nos Tribunais Regionais Eleitorais ou Cartórios Eleitorais do país.

Fim da ZCAS

A primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) do ano está chegando ao fim. Sua presença tem provocado uma série de problemas como inundações, deslizamentos de terra, enchentes e transbordamentos no país.

No último fim de semana, ela atingiu principalmente áreas centrais do Brasil, levando chuva volumosa ao Centro-Oeste, Sudeste, Norte e aos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Segundo informações da Climatempo, os volumes de chuva nesta segunda podem chegar a 100mm e 200mm entre Minas, Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo, em Goiás, no sul do Amazonas e do Pará.

A partir de hoje, a temperatura começa a aumentar um pouco mais e há previsão de sol entre nuvens no estado de São Paulo. A tendência para os próximos dias e de termômetros marcando temperaturas incomuns para a época do ano.




Voltar ao topo

Deixe um comentário