scorecardresearch ghost pixel



Destaques do dia: Nova prova de vida do INSS; Senadores eleitos tomam posse em 2 dias; Aplicação da vacina bivalente começa nesta semana; Rodada do saque-aniversário está terminando

Posse do senadores eleitos no ano passado e nova prova de vida do INSS estão entre os principais assuntos desta segunda, 30.



Na mira do governo federal, o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) encerra mais uma rodada nos próximos dias. A opção permite ao trabalhador retirar um percentual dos recursos acumulados em suas contas vinculadas.

Leia mais: Virou influencer: quanto Michelle Bolsonaro pode ganhar fazendo publi?

O início de fevereiro também será marcado pela posse dos senadores eleitos em outubro do ano passado. Outro acontecimento importante do próximo mês é o início da aplicação da vacina bivalente da Pfizer em grupos prioritários.

Entre os principais assuntos desta segunda-feira, 30, está também a mudança na prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Confira mais detalhes a seguir.

Mudanças na prova de vida

O INSS anunciou que a prova de vida obrigatória para os segurados será feita de forma ativa pelo próprio órgão. Assim, não será mais necessário comparecer a um banco para comprovar vida.

O procedimento incluirá novos meios, detalhados em portaria publicada no Diário Oficial da União. O documento deixa claro que o próprio INSS fará o cruzamento de dados com bases do governo para encontrar as provas de que o segurado ainda está vivo.

A autarquia terá dez meses a partir da data de aniversário do cidadão para juntar provas de que ele continua com vida. Caso não encontre dados suficientes, ele será notificado para realizar a prova de vida pelos meios tradicionais.

Neste ano, cerca de 17 milhões de pessoas dependem do processo para continuar recebendo alguma renda previdenciária. Veja quais meios agora servem como comprovação:

  • Acesso ao aplicativo Meu INSS (com biometria) ou outros aplicativos e sistemas públicos com certificação e controle de acesso;
  • Contratação de empréstimo consignado;
  • Atendimento presencial nas agências da Previdência Social;
  • Realização de perícia médica, por telemedicina ou presencial;
  • Atendimento no sistema público de saúde (SUS) ou na rede conveniada;
  • Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
  • Atualizações no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico);
  • Emissão ou renovação de passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho e identidade;
  • Alistamento militar;
  • Emissão de outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
  • Saque do benefício com reconhecimento biométrico;
  • Envio da declaração de Imposto de Renda;
  • Vacinação;
  • Votação nas eleições.

Posse dos senadores eleitos

Os senadores eleitos em outubro de 2022 iniciam no dia 1º de fevereiro as reuniões preparatórias para sua posse e para eleição do presidente e dos demais cargos da Mesa. Os procedimentos começarão às 15h, com a prestação do compromisso regimental pelos parlamentares.

O mandato dos eleitos no ano passado terminará em 31 de janeiro de 2027.

Às 16h, terá início a eleição do presidente do Senado. O mandato do escolhido, que também comanda a Presidência do Congresso Nacional, é de dois anos. Os candidatos podem defender suas ideias antes da votação, que é secreta e utiliza cédulas.

Após o fim da votação, será hora de escolher os demais cargos da Mesa, sendo eles o primeiro e o segundo-vice-presidentes, quatro secretários e os suplentes.

Vacina bivalente da Pfizer

A aplicação da vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19 pelo SUS (Sistema Único de Saúde) começa no dia 27 de fevereiro em todo o país. Segundo o Ministério da Saúde, uma nova campanha de imunização contra o vírus será lançada em breve.

A nova versão da vacina oferece proteção específica contra a variante Ômicron e será aplicada primeiro em membros de grupos prioritários estabelecidos pelo governo. O foco serão pessoas com idade acima de 70 anos, imunocomprometidos e moradores de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Saque-aniversário pelo FGTS

Termina nesta terça-feira, 31, o prazo para que os nascidos em janeiro solicitem o saque-aniversário do FGTS. O pedido pode ser feito no site ou aplicativo do Fundo de Garantia, ou ainda nas agências bancárias da Caixa Econômica Federal.

Para ter validade do mesmo ano, a migração deve ser feita até o último dia útil do mês de nascimento do cotista. Já o prazo para sacar até de até três meses, terminando no fim do segundo mês subsequete.

A modalidade autoriza o resgate de parte do saldo acumulado nas contas do trabalhador todos os anos, mas está na mira do governo. Segundo o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, ela faz com que o cidadão fique sem recursos quando realmente precisa, como no caso de demissão sem justa causa.

O ministro antecipou que vai solicitar a suspensão do saque-aniversário ao Conselho Curador do FGTS, que deve se reunir em março.




Voltar ao topo

Deixe um comentário