É fã de um docinho? Cuidado! Vontade demais pode esconder doenças

Se você sente uma vontade incontrolável de comer doces no dia a dia, é melhor ficar atento. Isso porque essa vontade pode estar relacionar com problemas de saúde.



Você é uma das pessoas que sentem vontade incontrolável de comer doces? Saiba que existem algumas explicações para esse efeito que vão bem além da mera vontade humana. Inclusive, é preciso ter atenção, pois até mesmo alguns problemas de saúde podem desenvolver esse desejo no seu dia a dia.

Veja também: Gelado de pêssego com doce de leite: sobremesa vai bombar na sua ceia

Saiba que a vontade de comer doces pode estar associada a alterações metabólicas e até de ordem mental, como a ansiedade. O problema é que o excesso de açúcar contribui para piorar os quadros de irritabilidade, além de favorecer o ganho de peso e o desenvolvimento da obesidade.

Por que você sente tanta vontade de comer doces?

Os alimentos com alto teor de açúcares são capazes de liberar neurotransmissores no organismo. Dentre eles, temos a dopamina e a serotonina, ambas as substâncias conseguem liberar sensação de bem-estar no corpo. No entanto, o efeito é curto e logo você terá vontade de comer mais doces do que deveria.

Grandes quantidade de açúcar, especialmente em mulheres, podem atuar na proliferação de leveduras (fungos) como o causador da candidíase vaginal, por exemplo. Além disso, o corpo pode produzir uma alta carga de insulina ao longo dos anos e se tornar resistente a ela. Esse quadro recebe o nome de diabetes tipo 2 e pode trazer uma série de problemas para a saúde.

Muito doce faz mal para a mente

A ansiedade e o estresse são alguns dos problemas de ordem mental que mais desencadeiam a vontade de comer doces o tempo todo. No entanto, o problema é que o açúcar também é um gatilho para desenvolver quadros de ansiedade cada vez mais severos.

O doce funciona como uma recompensa para um dia “duro”, por exemplo, e pode ser enquadrado como uma espécie de vício em algumas pessoas. Viver beliscando doces pode destruir a sua saúde com o tempo, como alerta a própria Organização Mundial da Saúde. Tenha cuidado!

Foto: Roman Samborskyi/Shutterstock




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário