A virada de ano com a chegada do verão não bastou para afastar as chuvas do Brasil. De acordo com a previsão divulgada pelo Climatempo, há chances de nova frente fria, temporais, nebulosidade e risco de geada no país neste resto de semana.
Leia mais: Bolsa Família: adicional R$ 150 não será pago em janeiro; conheça a previsão
Assim, a geada é esperada nos pontos mais altos da região Sul, enquanto a nova frente fria irá aparecer no Sudeste. Além disso, haverá temporais em áreas sudestinas. Já em relação às pancadas de chuva e a nebulosidade, os fenômenos irão ocorrer em pontos específicos do Centro-Oeste e do Nordeste, com temporais também em algumas faixas da região Norte do país.
Geada, frente fria e temporais: confira a previsão do tempo
A chuva é aguardada a qualquer momento no Nordeste, especialmente no leste da Paraíba e de Pernambuco, além de seguir também entre o norte do Maranhão até o Ceará. Haverá também chuva à tarde na Bahia, Sergipe, Alagoas e no sertão nordestino. No entanto, mesmo com as precipitações, o tempo na área segue abafado e quente.
Na região Norte, a chuva também ganha seu espaço pelo sul do Pará e no Tocantins. No Amapá, o estado conta com a influencia da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na parte leste do estado, com probabilidade de chuva a qualquer momento. Ademais, as pancadas fortes irão aparecer no Amazonas, em Roraima e no sul de Rondônia.
Já uma baixa pressão deixa o tempo fechado na região Sudeste do país, com chances de temporais em São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e em grande parte do Rio de Janeiro. Desse modo, as capitais paulista, fluminense e mineira devem ser atingidas pela chuva e reforçadas com a presença de uma nova frente fria.
O tempo é de sol e pouca nebulosidade em alguns pontos do Centro-Oeste, como no sul do Mato Grosso do Sul. Entretanto, as demais áreas da região estão sujeitas à pancadas de chuvas, que podem ser intensas na faixa leste de Goiás e também no centro-norte do Mato Grosso, incluindo Cuiabá.
Por fim, o Sul terá tempo firme na maior parte da região, incluindo as capitais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em contrapartida, há riscos de chuva do litoral ao norte paranaense, porém com aberturas de sol no decorrer do dia.
A esperança é de calor à tarde em Porto Alegre e frio em Curitiba. Porém, as temperaturas irão cair no início dessa quinta (5) na Serra Catarinense, aumentando o risco de geada nos pontos mais altos da região.