scorecardresearch ghost pixel



Ar-condicionado no verão: 5 dicas de quem entende para ECONOMIZAR

Com as altas temperaturas do verão, o ar-condicionado se torna indispensável para diversos brasileiros. Veja como economizar sem deixar de usá-lo.



Com a chegada do verão, o uso do ar-condicionado se torna maior em grande parte das casas e empresas brasileiras. Infelizmente, junto à refrescância proporcionada pelo aparelho, chega também o aumento da conta de energia, tornando o seu uso constante perigoso para os consumidores que desejam economizar no fim do mês.

Leia mais: Este hábito pode aumentar MUITO sua conta de energia e água

Há formas simples de o consumidor conseguir economizar mesmo fazendo uso do dispositivo, não precisando passar calor nem pagando um absurdo na conta de energia. Pensando nisso, nós criamos uma lista com cinco dicas para quem deseja garantir um clima agradável em casa mesmo com as altas temperaturas do verão. Confira!

Como economizar no uso do ar-condicionado?

Para quem não abre mão do uso do aparelho, há algumas sugestões que podem ser colocadas em ação para evitar que a conta de luz venha assustadoramente alta no fim do mês. Isso porque o ar-condicionado é um dos aparelhos que mais consome energia em qualquer casa ou empresa.

Veja as dicas, dadas pelos técnicos e especialistas, para conseguir gastar menos:

Feche portas e janelas

Ao ligar o dispositivo com as portas e janelas da casa abertas, o ar do aparelho se dispersa para fora do ambiente, o que o leva a fazer um esforço muito maior para resfriar o local. Por causa da isso, é preciso manter o ambiente fechado, evitando então a abertura desnecessária de portas quando ele estiver ligado.

Eficiência do aparelho

Se você deseja economizar, a primeira coisa a fazer é olhar a eficiência, que está explícita na etiqueta que descreve a sua capacidade de resfriamento, antes de comprar o ar-condicionado.

Os aparelhos menos eficientes demandam um uso maior de energia.

Limpeza do filtro

Muitas pessoas não se atentam, mas um filtro sujo pode diminuir a vida útil do aparelho e fazer com que ele gaste mais recurso para funcionar. Isso ocorre devido à sujeira dificultar a saída do ar do aparelho para o ambiente.

Além disso, o filtro sujo pode acarretar problemas também na saúde do usuário, por causa da proliferação de fungos, trazendo então maiores gastos para a família. Agora não apenas com a energia mas também com a saúde.

Coloque a temperatura certa

De acordo com pesquisas realizadas, a temperatura ideal para o uso do é de 23°C. Uma menor que essa pode gerar um gasto maior de energia, visto que o aparelho deverá se esforçar mais para deixar o ambiente mais friozinho.

Instalação no local correto

Para que todo o ambiente seja refrigerado com o menor uso de energia elétrica, é preciso que o aparelho seja instalado em um local que proporcione o melhor aproveitamento possível. Além disso, é preciso levar em consideração a quantidade de BTU/h necessária para resfriar o lugar em questão.

Para isso, será preciso contratar um profissional especializado para determinar o que deve ser feito.




Voltar ao topo

Deixe um comentário