Ela é popular, mas pode causar câncer! Tire essa vitamina da sua rotina já

O mercado de produtos naturais vem crescendo, mas é preciso ter cuidado com as substância que ingerimos sem consultar um médico. Cuidado!



A Vitamina B3 é essencial para a síntese de energia a partir dos carboidratos, gorduras e proteínas, contribuindo para a regulação do metabolismo energético preservando o desenvolvimento do organismo.  Dessa forma, também potencializa o funcionamento do sistema nervoso, tornando-se um dos elementos mais completos quando se trata de combater o envelhecimento precoce. Porém, em grandes doses essa substância gera problemas.

Veja também: Vitamina D já! Os benefícios para o corpo são inacreditáveis; veja lista

A comercialização de niacina 

A niacina, composto da vitamina B3 é um nutriente indispensável presente em muitos produtos farmacêuticos. Comercializada na forma de suplemento, vem sendo amplamente utilizada por atletas e pessoas que desejam alcançar certo equilíbrio alimentar. Contudo, se antes as informações acerca dos efeitos colaterais eram escassas, hoje os riscos já são reconhecidos. 

Os riscos envolvendo o excesso de B3 no sangue 

Pesquisadores descobriram que, quando tomado em altas doses, o consumo exagerado de vitamina B3 pode aumentar o risco de câncer. Esse efeito colateral deve estar ligado ao fato de que altas doses desse elemento podem elevar os níveis de nitrato no sangue, ocasionando mutações genéticas. Formações de nódulos no cérebro estão entre os quadros mais comuns derivados dessa sobrecarga de suplemento no organismo

Outros problemas ligados aos suplementos 

Foram identificados outros problemas, que atacam diretamente órgãos do sistema respiratório. No caso de mulheres na pós menopausa, foi identificada uma maior incidência de câncer no pulmão. Com isso, ressalta-se a necessidade de consumir medicamentos sob prescrição médica, mesmo que estes sejam fitoterápicos ou manipulados em farmácias naturais. 

Como manter bons níveis de vitamina B3

A melhor maneira de garantir que os níveis de vitamina B3 estejam adequados é se alimentar de forma saudável e consumir alimentos variados, como carne, peixe, vegetais verdes e frutos do mar. Realizar exames de rotina para identificar deficiências alimentares vai te ajudar a ter uma dieta personalizada, considerando o acompanhamento de um especialista. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário