Muitas pessoas, em busca de perder peso ou melhorar a saúde, substituem o refrigerante tradicional pela versão zero açúcar. Essa é uma troca comum e muitas vezes até indicada por profissionais da saúde.
Veja também: Afinal, colocar limão no refrigerante faz mal à saúde? Há controvérsias!
Mas será que consumir a bebida todos os dias pode fazer mal para o organismo? Veja o que acontece se você tomar refrigerante zero em excesso.
Pode tomar refrigerante zero diariamente?
O ideal é que o consumo não seja diário, e sim em alguns dias esporádicos. Afinal, o refrigerante zero é industrializado que tem diversos aditivos químicos e adoçantes artificiais. Alguns exemplos são o aspartame e o ciclamato de sódio. Esse último é controlado pela Agência de Vigilância Sanitária, porque há níveis seguros para o consumo.
Dessa forma, quando se toma refri zero todos os dias, esses elementos podem trazer problemas de saúde a longo prazo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o consumo excessivo de ciclamato de sódio está relacionado ao câncer de trato urinário e de bexiga.
Consuma de forma moderada
Quando o consumo do refrigerante zero é eventual, não vai fazer mal para a saúde. Porém, vale dizer que consumir produtos industrializados pode trazer riscos. Nutricionistas e médicos não incentivam o consumo desses itens. Então, é importante que os órgãos regulamentadores sempre estejam de olho na segurança desses produtos.
Como diminuir o consumo de refrigerante?
Comece incluindo na dieta bebidas que você gosta e que não fazem mal à sua saúde. Algumas boas opções para substituir o refrigerante incluem chá gelado, suco natural, água com limão ou outras frutas cítricas.
Além disso, é possível optar por bebidas energéticas e isotônicas, mas é importante verificar a quantidade de açúcar e outros ingredientes.
Ou seja, incluindo outros tipos de bebida no dia a dia, sem excluir o refrigerante totalmente, você já diminui o consumo de industrializados e mantém uma alimentação mais saudável.