scorecardresearch ghost pixel



Adoçantes podem alterar microbiota intestinal, e isso não é bom

Apesar de ser indicado aos diabéticos como substituto do açúcar, é preciso ficar atento às propriedades dessas substâncias.



O açúcar processado encontrado no supermercado tem se tornado o vilão das dietas, por causa dos seus aditivos químicos. Além disso, existem pessoas que apresentam problemas de saúde em relação à glicose, usando substitutos. No entanto, ao introduzir um alimento no cardápio, é preciso observar se os seus impactos são realmente positivos. 

Veja também: Entenda o porquê de muitas pessoas preferirem café sem açúcar

Primeiros resultados 

Um estudo publicado na Revista científica Cell mostrou o efeito dos adoçantes no organismo, procurando entender se havia algum dano intrínseco ao hábito de usar determinados compostos. Nesse caso, foi identificada uma alteração na microbiota intestinal, inclusive de pessoas saudáveis. O experimento envolveu voluntários que receberam placebo e doses manipuladas de aspartame, sacarina e outras misturas. 

Uma diferença notável

Aqueles que consumiram sachês de sacarina e sucralose durante duas semanas seguidas, tiveram reações fisiológicas uma semana após o fim da experiência. Além de desorganizar a ação desses microorganismos, ambos provocaram resistência à insulina. Isso ressalta a importância de fazer acompanhamento médico e com especialistas em nutrição, caso seja necessário incluí-los nas refeições. 

A busca do equilíbrio pode ser difícil para muitas pessoas, mas é indispensável quando o bem estar está em jogo. Caso você não seja diabético, optar por frutas e alimentos naturalmente doces, costuma ser a melhor opção.

Opções menos arriscadas

Entre a variedade de adoçantes disponíveis atualmente, algumas têm uma boa concentração de fórmulas naturais, por exemplo, stevia, que não altera a curva glicêmica. Excelente quanto à capacidade de conferir sabor adocicado aos alimentos, ainda não se mostrou tão prejudicial quanto as fórmulas elaboradas quimicamente, ainda que deva ser ingerida moderadamente. 

Contudo, a ciência continua procurando soluções que consideram públicos que têm restrições alimentares. Apesar de ser, na maior parte das vezes, dispensável na alimentação humana, a restrição resulta em certas pressões sociais. Por esse motivo a compra de certos adoçantes aumentou muito nos últimos anos, expandindo a indústria de doces diet ou light. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário