Por meio de uma iniciativa do Governo da Dinamarca, instituições de ensino do país oferecem bolsas de estudo para formação superior. O foco são alunos internacionais, inclusive brasileiros. A Universidade de Copenhague é uma delas.
Leia mais: Bolsa de estudos: universidade oferece até 10 mil euros para estudar na Bélgica
Na prática, todos os anos, os alunos internacionais que se destacam academicamente são selecionados para receberem bolsas de mestrado e doutorado. Os valores variam, mas de maneira geral cobrem as anuidades de forma parcial ou total e incluem gastos com alimentação e moradia.
Universidade de Copenhague
A instituição está selecionando estudantes de mestrado para receberem o benefício em 2023, com início em setembro. Portanto, podem ser contemplados estudantes de ciências humanas e sociais, saúde e ciências médicas, além de ciências ou tecnologia.
Requisitos para auxílio estudantil
O auxílio estudantil está disponível para qualquer estudante internacional admitido no programa de mestrado. Por fim, é obrigatório:
- Ser um estudante internacional;
- Ter sido admitido em um programa de mestrado na universidade;
- Possuir autorização de residência na Dinamarca (visto de estudante);
- Comprovar excelência acadêmica.
No total, cinco estudantes em cada faculdade da Universidade de Copenhague por ano ganham a bolsa. Em síntese, outras instituições também oferecem bolsas parecidas para intercambistas, como a Universidade do Sul da Dinamarca, Universidade de Aalborg e Universidade de Roskilde.
Como fazer pós-graduação na Dinamarca?
Interessados em concorrer a uma vaga de mestrado na Dinamarca, em suma, devem seguir os seguintes passos:
- Transcrições e diplomas oficiais de bacharelado em inglês, dinamarquês, sueco ou norueguês.
- Comprovante de proficiência na língua inglesa;
- Inscrição e aprovação para um programa de mestrado para cidadãos não pertencentes à União Europeia.
Por fim, vale destacar que o estudante deve solicitar o visto após aprovação no mestrado. Também deve permanecer atento aos prazos e calendário anual, uma vez que esse tipo de bolsa costuma ser estar disponível todos os anos para o próximo ano letivo. As inscrições para a Universidade de Copenhague, por exemplo, estão abertas até 15 de janeiro de 2023.