‘Existe algo maior acontecendo’, diz presidente do BC sobre o Real Digital

Executivo do Banco Central participou de um evento nos Estados Unidos e anunciou os próximos passos do Real Digital, a ser lançado em 2024.



O Real Digital, moeda digital brasileira, quer facilitar as operações financeiras virtuais. O Banco Central anunciou quais serão os próximos passos durante um evento realizado em uma universidade dos Estados Unidos. Confira os próximos passos do projeto.

Leia mais: Banco Central anuncia criação de blockchain própria para o Real Digital

As declarações foram do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Na Universidade da Califórnia, ele falou sobre a importância do Real Digital e o papel do Brasil no avanço dos sistemas de pagamentos digitais. Tratou, por exemplo, da tokenização do sistema econômico.

Real Digital

O presidente do Banco Central também falou sobre os projetos do atual governo para a criação de uma moeda única entre o Brasil e Argentina. O projeto do BC é representar todo o valor da moeda de maneira digital.

“Estamos mudando de uma economia de contas para uma economia de tokens? Nós acreditamos que sim”, considerou durante o evento realizado na universidade.

De acordo com o presidente, a grande vantagem será a redução de custos entre intermediários. A intenção, segundo ele, é criar uma grande transformação ao tokenizar os ativos para negociação.

“As pessoas focam muito na ideia de criptoativos, e quero me distanciar um pouco disso. Existe algo maior acontecendo”, considerou o presidente do BC.

Em relação à moeda única entre Brasil e Argentina, o presidente do Banco Central se posicionou contrário a medida. Disse que, pelo menos no momento, não faz nenhum sentido. Completou ainda que preferia não entrar no assunto, por envolver questões políticas que rendem muitas desavenças.

Voltando ao destaque do Real Digital, Neto enfatizou que a ideia é tornar a moeda o principal foco de um sistema financeiro de tokenização.

Uma das grandes vitórias que se espera por meio do Real Digital é a garantia de mais segurança nas transações. “Um banco vai bloquear um depósito e lastrear um token nele”, explicou. A previsão é lançar o Real Digital somente em 2024.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário