scorecardresearch ghost pixel



Faça de 2023 o ‘ano do dinheiro’! Como? Siga estas dicas INFALÍVEIS

Atitudes simples podem auxiliá-lo na hora de realizar aquele sonho que requer planejamento financeiro. E aí, está disposto a enfrentar o desafio?



Comprar um carro, aprender a investir, guardar dinheiro para o casamento ou fazer uma viagem. As listas de resoluções de ano novo sempre estão repletas de metas financeiras. Contudo, de maneira geral, tais objetivos não são alcançados ao longo do ano.

Leia mais: Organize suas finanças e pare de dever com o método 50/15/35

Para mudar esse cenário, algumas perguntas precisam ser respondidas. Dentre elas, os motivos pelos os quais as pessoas não conseguem cuidar corretamente do próprio dinheiro. Confira alguns deles a seguir!

Razão e emoção

Na prática, as pessoas muitas vezes se esquecem que lidar com dinheiro é algo exato, ou seja, matemático, no sentido mais direto do termo. Por outro lado, os seres humanos são biológicos, com emoções, desejos e pensamentos. Por isso, quando se fala em conseguir cumprir resoluções de ano novo que envolvam vida financeira, é preciso saber equilibrar esses dois pontos.

Controle de gastos

Porém, não é preciso ser nenhum economista ou PhD em matemática para conseguir organizar as finanças pessoais. Adotar ações simples, como uma tabela em excel ou um bom lápis e papel para controle dos gastos já são ações simples para se começar a construir a mudança.

Isso porque, neste caso, não há logaritmos ou outras funções da matemática necessárias. Com matemática básica, ou seja, soma, subtração, multiplicação e divisão, já é possível começar a organizar a vida financeira.

É neste cenário que organizar todos os gastos no papel pode ajudar qualquer pessoa a conter o impulso em gastar. Em outras palavras, ter real noção de onde se investe o dinheiro e organizar o orçamento pessoal são as chaves do sucesso.

Por fim, organizar um orçamento e acompanhar o que foi estabelecido é o primeiro passo. Desta forma, a mente se abre para entender diversas maneiras de ajustar a renda mensal e projetar possível custos. Fazendo isso, mês a mês, é possível viabilizar as economias ao ponto de dar os primeiros passos rumo à prosperidade financeira.

Hábitos

Talvez o maior desafio deste processo seja a mudança de hábito. Atingir as resoluções financeiras para este ano requer comprometimento e foco. Mesmo que o caminho tenha tentações, com esse novo mindset, os objetivos financeiros ficarão cada vez mais próximos. E, em suma, janeiro é o mês perfeito para se começar a operar a mudança.




Voltar ao topo

Deixe um comentário