Depois de um longo tempo como a rede social mais valiosa do mundo, o Facebook perde o reinado: Agora é o TikTok quem detém o posto em 2023. Os dados são da consultoria Brand Finance. Isso ocorre porque a rede da ByteDance teve uma alta de 11,4% no seu valor, quando comparado ao último ano.
Leia mais: Doce de nitrogênio líquido? Cuidado com o desafio MORTAL do TikTok
Dessa forma, o TikTok se tornou a marca mais valiosa do segmento.
Por outro lado, a empresa de Mark Zuckerberg perdeu 42% de seu valor, quando comparado a igual período.
Em suma, o TikTok é avaliado em US$ 65,69 bilhões. No último ano esse valor era de US$ 58,98 bilhões.
Na prática, esse valor de mercado também coloca a empresa chinesa em décimo lugar entre as mais valiosas do mundo em um ranking envolvendo todas as categorias e não apenas as marcas voltadas para redes sociais.
Mudança no modelo de consumo
Ainda segundo a Brand Finance, o crescimento do TikTok aponta para uma mudança no consumo de mídia. Prova disso é que o próprio Facebook encolheu no ranking geral das marcas mais valiosas, passando de 7º para 14º lugar em 2023.
Contudo, na lista das empresas voltadas para o universo das redes sociais, o Facebook segue em segundo lugar, com um valor de marca de US$ 59 bilhões.
Neste mesmo ranking, é importante destacar o crescimento exponencial do LinkedIn, que foi de 49%. Agora, a marca é avaliada em US$ 15,5 bilhões.
Confira os cinco primeiros colocados no ranking de redes sociais:
-
1° – TikTok
Valor da marca: US$ 65,7 bilhões
Posição no ranking mundial: 10°
Comparação com 2022: +11,4% -
2° – Facebook
Valor da marca: US$ 59 bilhões
Posição no ranking mundial: 14°
Comparação com 2022: -41,7% -
3° – WeChat
Valor da marca: US$ 50,2 bilhões
Posição no ranking mundial: 20°
Comparação com 2022: -19% -
4° – Instagram
Valor da marca: US$ 47,4 bilhões
Posição no ranking mundial: 26°
Comparação com 2022: + 42% -
5° – LinkedIn
Valor da marca: US$ 15,5 bilhões
Posição no ranking mundial: 130°
Comparação com 2022: +49%