O tomate é uma fruta extremamente versátil, presente em diversos preparos tradicionais ao redor do mundo. Em macarronadas, na salada e até no suco, a presença de antioxidantes tornam esse alimento ainda mais especial. Existem diferentes variedades, permitindo que as pessoas criem versões de molhos, que são necessários para acompanhar massas e outras guarnições.
Veja também: É ‘pavê’ ou ‘pacomê’? Com essa receita de pavê ninguém vai resistir só olhar
Todo mundo ama molho de tomate
O exato momento da criação do molho de tomate é incerto, mas acredita-se que o primeiro uso do tomate como um molho ocorreu na Europa na década de 1500. Os espanhóis foram os primeiros a usar tomates como parte do prato.
Desde então, mudanças substanciais no molho de tomate foram feitas ao longo dos séculos durante a colonização dos Estados Unidos, incluindo o desenvolvimento de uma fórmula industrializada presente nos supermercados.
Como fazer uma opção mais natural
Você vai precisar de:
- 4 Colheres de sopa de açúcar.
- 1 Colher de sopa de sal.
- 8 a 10 tomates.
Modo de preparo:
1º Passo: adicione os tomates cortados em 4 partes em uma panela com as medidas de açúcar e sal.
2º Passo: cozinhe em fogo médio, mexendo durante 15 minutos.
3º Passo: espere esfriar um pouco e depois bata tudo no liquidificador até obter uma textura uniforme.
4º Passo: volte com a mistura para a panela e deixe cozinhar até obter uma consistência mais firme.
5º Passo: o conteúdo pode ser congelado durante 3 meses.
Seja saudável sem abrir mão da praticidade
Conforme informado, o molho de tomate natural feito em casa pode ser congelado durante 3 meses, permitindo que você tenha uma boa quantidade para usar à vontade.
Dessa maneira, é possível se livrar daquelas opções prontas que apresentam conservantes e aditivos químicos prejudiciais. Portanto, o preparo, além de ser saudável, facilita os processos na cozinha, garantindo mais de 1 litro de molho, com alta durabilidade.