scorecardresearch ghost pixel



Afinal, as sementes de tomate causam pedras nos rins ou não?

Há uma orientação antiga passada de geração em geração para comer tomates sem sementes. Isso ajudaria a evitar as temidas pedras nos rins; descubra até que ponto isso é verdade.



As pessoas que sofrem com cálculo renal, as famosas pedras nos rins, sabem que estão diante de uma das piores dores que podem ser sentidas pelas pessoas. Inclusive, a intensidade desse desconforto doloroso já foi motivo de ranking de algias, ou seja, dores, em todo o mundo. 

Veja também: Por que é melhor comer tomate cozido do que cru? Entenda

Por isso, é comum que muitos procurem evitar alimentos que tendem a gerar cristais dentro dos rins. Sendo assim, será mesmo que as sementes de tomate causam pedras nos rins?

Entenda hoje: as sementes de tomate causam pedras nos rins?

Essa é uma crença antiga e propagada pelas pessoas mais velhas em boa parte do Brasil. Assim como beber leite com manga poderia matar uma pessoa, as sementes de tomate causam pedras nos rins. Porém, a verdade pode ser bem diferente do que muitas pessoas acreditam.

Os especialistas em urologia afirmam que isso não passa de um mito. Um mito que é pautado em partes por evidências científicas, já que essas sementinhas são repletas de oxalatos. O oxalato pode contribuir para o desenvolvimento de cálculo renal. Contudo, é um pouco de exagero achar que sementes de tomate causam pedras nos rins.

O que são os oxalatos e porque eles causam pedras nos rins

De um modo resumido, o oxalato é um tipo de sal proveniente do ácido oxálico. O organismo humano é incapaz de metabolizar e digerir essa substância, a qual pode até ser tóxica em altas concentrações (mais do que 1.500 mg). No entanto, ele não está presente apenas no tomate, mas sim em diversos outros alimentos folhosos, raízes e caules.

As pedras nos rins se originam porque o exalado se liga muito facilmente ao cálcio, pouco solúvel em meio da urina. Isso faz com que pequenos cristais se formem e acabem se acumulando nos rins, gerando as temidas pedras. Por isso, a principal recomendação consiste em beber muita água para conseguir eliminar as impurezas de forma constante.

Vale destacar que existem inúmeros fatores que contribuem para a formação do cálculo renal. O problema possui tratamento e precisa ser avaliado por um especialista no assunto.




Voltar ao topo

Deixe um comentário