O cidadão que tem direito a benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não precisa ter conta em banco para receber seus pagamentos. Seja aposentado ou pensionista, é possível receber o valor mensal por meio de cartão magnético.
Leia mais: Novo lote: segurados do INSS recebem R$ 1,6 bilhão em atrasados
Em síntese, o INSS procura a agência bancária mais próxima da residência do segurado e emite um cartão de saque. Vale lembrar que não há qualquer custo para a emissão do cartão, assim como das retiradas.
Mudança de modalidade
Os beneficiários que já recebem por meio de uma conta corrente, mas desejam alterar a forma de recebimento devem solicitar a mudança pelo aplicativo Meu INSS. No entanto, quem não tem acesso à internet também pode solicitar a mudança pelo telefone 135, ou seja, não é necessário ir até a uma agência do INSS.
Consignado
O INSS também disponibiliza para aposentados e pensionistas a escolha de qualquer instituição financeira conveniada para a solicitação de empréstimo consignado. Em outras palavras, não há necessidade de obter crédito na instituição que paga o benefício, permitindo que o beneficiário procure as melhores condições.
Por fim, vale lembrar que o crédito consignado também é direito de quem recebe por cartão magnético. Isso porque o desconto das parcelas do empréstimo é feito diretamente no benefício.
Na mesma linha, é importante ressaltar que é possível registrar qualquer reclamação sobre assédio de bancos, seja para abertura de conta-corrente ou obtenção de empréstimo consignado no Portal do Consumidor: gov.br/consumidor.