O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar hoje (25) os benefícios reajustados de quem recebe até um salário mínimo. Com o aumento do piso nacional, o repasse agora será de R$ 1.302, com um percentual de aumento de 7,42%. Com isso, o valor do aumento supera os 5,93% da inflação acumulada em 2022, demonstrando ser um verdadeiro aumento para os brasileiros.
Leia mais: Aposentados e pensionistas podem consultar extrato do INSS com reajuste no valor.
Dessa forma, os pagamentos serão feitos de acordo com o número final do benefício, localizado antes do traço. Os primeiros repasses serão feitos para aqueles que pertencem ao grupo do dígito final 1. Assim, para quem recebe o valor do salário mínimo, o benefício é pago a um grupo por dia, durante os últimos cinco dias úteis do mês e os primeiros cinco dias do mês seguinte.
No entanto, não haverá ganho real para quem ganha mais que um salário mínimo, ou seja, acima da inflação. Isso devido a correção anual dos benefícios previdenciários ter sido menor, de apenas 5,93%. Sendo assim, ele se equipara ao percentual do Índice de Preços ao Consumidor (INPC) do último ano, como analisado pelo IBGE.
Calendário de Pagamento de Janeiro
Como dito anteriormente, os pagamentos são feitos de acordo com o dígito final do cartão do benefício. Desse modo, enquanto o pagamento dos benefícios de um salário mínimo são feitos por um grupo durante os cinco dias úteis finais do mês e os primeiros cinco dias úteis do próximo mês, o repasse para quem recebe mais de um salário mínimo acontece somente nos primeiros cinco dias úteis do mês seguinte.
Além disso, os pagamentos acima do piso nacional levam em consideração dois grupos por dia. Confira o calendário a seguir.
Benefícios de até um salário mínimo
- 25 de janeiro: Final 1;
- 26 de janeiro: Final 2;
- 27 de janeiro: Final 3;
- 30 de janeiro: Final 4;
- 31 de janeiro: Final 5;
- 1º de fevereiro: Final 6;
- 2 de fevereiro: Final 7;
- 3 de fevereiro: Final 8;
- 6 de fevereiro: Final 9;
- 7 de fevereiro: Final 0.
Benefícios acima de um salário mínimo
- 1º de fevereiro: Finais 1 e 6;
- 2 de fevereiro: Finais 2 e 7;
- 3 de fevereiro: Finais 3 e 8;
- 6 de fevereiro: Finais 4 e 9;
- 7 de fevereiro: Finais 5 e 0.