scorecardresearch ghost pixel



Inteligência emocional: 3 perguntas a se fazer antes de pedir desculpas

Precisa pedir desculpas para alguém? Então você deve conhecer algumas perguntas que as pessoas maduras fazem antes de oferecer o pedido.



Um pedido de desculpas pode ser uma grande ação ou pode não significar absolutamente nada. Pessoas com a inteligência emocional em alta entendem muito bem isso e costumam fazer algumas perguntas para entender como pedir perdão corretamente.

Veja também: Beleza não é tudo! Há vantagens em namorar alguém inteligente, viu

Descubra o que as pessoas mais maduras costumam pensar quando pedem desculpas a alguém, tanto antes, durante como depois do pedido.

Pergunta 1: qual é minha intenção real?

Pessoas com inteligência emocional bem desenvolvida costumam se perguntar qual é a intenção real diante das diversas situações que a vida impõe. Isso quer dizer que até mesmo um pedido de desculpas deve ter uma intenção legítima maior do que massagear o próprio ego.

Muitas vezes, o pedido de desculpas serve apenas para que a pessoa que erro se sinta bem. No entanto, ele deve ter um conteúdo mais profundo e significar que há arrependimento, responsabilidade e comprometimento na palavra.

Pergunta 2: minhas desculpas são para mim ou para o outro?

A linguagem centrada no outro é sempre mais precisa quando se pensa em um pedido de desculpas. Por exemplo: se você pede perdão, é porque sabe que errou e não queria magoar alguém. Agora, quando você diz que sente muito se alguém se ofender, é porque no fundo você não se importa muito com isso.

Pergunta 3: o que fazer daqui para frente?

Por fim, um bom pedido de desculpas se alguém com as emoções amadurecidas sempre será seguido por ações de reparação. Mais do que isso, é necessário que haja aprendizado.

Você errou, se desculpou, reparou o que podia ser reparado e aprender com a atitude para não repetir a mesma falha posteriormente. Isso ajuda a enriquecer a mente e prepara uma pessoa para a vida.

Afinal de contas, todo mundo está sujeito a cometer erros, desde os mais simples até os mais graves. O que importa é entender, aprender e não replicar o que aconteceu de errado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário