Você já ouviu falar a respeito dos nomes mais bizarros já registrados nos cartórios brasileiros? Saiba que muitos deles realmente são verdadeiros e foram parar nos autos oficiais das casas de registro do país. Um dos nomes que fez sucesso na internet é o de “Restos Mortais de Catarina”, ou o da família composta por “Fotocópia”, “Carimbo” e “Xerox”. Todos esses nomes despertam a curiosidade para saber se é permitido registrar uma palavra ou termo estranho para chamar uma pessoa.
Veja também: Não erre! 30 nomes compostos super lindos para dar ao seu filho
Nomes bizarros são permitidos pela lei? Entenda como funciona
A primeira coisa que devemos entender sobre os nomes bizarros que viralizaram na internet é que não existem fundamentos que comprovem a veracidade de todos eles. Isso porque existe uma postagem com as palavras estranhas circulando nas redes sociais. Contudo, muitos deles de fato são nomes registrados no Brasil.
Por conta de registros assim, a lei passou a proibir que determinados nomes bizarros, os quais possam ser vexatórios ou ofensivos, possam ser dados às pessoas.
Na prática, não existe uma lista com termos proibidos, mas a Lei de Registros Públicos, feita em 1973, impede que o responsável pelo cartório registre certos nomes. Ele está vedado a registrar nomes que possam expor uma pessoa ao ridículo ou que gerem constrangimentos desnecessários. Palavrões e palavras de ofensa entram nessa lista do que é proibido.
Caso os pais da criança insistam em registrar o nome barrado pelo oficial de registro civil, eles podem acionar a Justiça. Neste caso, ficará a cargo do juiz responsável determinar se existe ou não o direito de concluir o registro.
Vale destacar que qualquer pessoa com nomes vexatórios pode mudar sua denominação em cartório. Basta efetuar o pagamento da taxa e aguardar o prazo de 5 dias, geralmente.
Exemplos de nomes bizarros espalhados na internet
Confira alguns exemplos dos nomes bizarros que têm rodado nas redes sociais e que, ao que tudo indicam, foram dados a pessoas:
- Abc Lopes;
- Açafrão Fagundes;
- Bemvindo o Dia do Meu Nacimento Cardoso
- Esparadrapo Clemente de Sá
- Janeiro Fevereiro de Março Abril
- Oceano Atlântico Linhares
- Nascente Nascido Puro
- Domingão Sabatino Gomes
- Lança-Perfume de Andrade
Foto: NIKCOA/Shutterstock