scorecardresearch ghost pixel



Método STAR: ESTE é o segredo para você arrasar na entrevista de emprego

Controlar o nervosismo não é nada fácil durante uma entrevista de emprego. Felizmente, o método STAR pode ser a solução desse impasse.



É muito comum esquecer algumas palavras na hora de conversas com o recrutador de uma empresa. Seja na conquista do primeiro trabalho ou mesmo no meio da carreira, todos esperam se sair bem para conseguir uma oportunidade em grandes organizações. Existem certas práticas que podem ser adotadas, buscando elevar o seu valor sem pecar pela superficialidade. 

Veja também: Foi demitido e tem mais de 50 anos? Você pode ter direito a mais parcelas do seguro desemprego

Como funciona o método STAR para arrasar nas entrevistas 

Situação 

Defina uma situação para cada pergunta, mesmo que ele pergunte sobre suas experiências, pense nas suas vivências no ambiente de estudo, em casa e em outras ocupações. Contextualize, mencionando quem estava participando, o problema que precisava resolver os recursos disponíveis. 

Tarefa 

Não deixe de detalhar suas tarefas, sem o ar de soberba, apenas descrevendo criteriosamente atividades do cotidiano. Demonstre poder de tomada de decisão, domínio técnico e sobretudo, suas habilidades comportamentais, que são indispensáveis para entregar bons resultados. 

Ação 

Depois de contextualizar e apontar as principais tarefas, mostre como você poderia usar esse conhecimento adquirido na empresa na qual você está concorrendo à vaga. Sua disponibilidade em atender a diversos desafios e suportar a pressão, dependendo do segmento, é determinante. 

Resultado

Apresente resultados com números, de um jeito claro e objetivo, sem esquecer de mencionar a possibilidade de melhoria contínua. Seja dinâmico e cooperativo, dispondo-se a aprender e oferecer toda a sua experiência, com vontade de fazer a diferença quando entrar para o time. 

Agora imagine uma entrevista de emprego e possíveis questionamentos 

Estes são os quatro passos para você conquistar a sua vaga, buscando responder às perguntas mais específicas da entrevista com propriedade. Organize seus pensamentos no intuito de ilustrar uma situação, descrever tarefas, apontar a ação e falar dos resultados, que compõem o método STAR. 

E lembre-se que experiências de vida como projetos da escola, trabalhos da faculdade e horas de voluntariado são relevantes.

Foto: tsyhun/Shutterstock




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário