Mais um serviço muito importante para os brasileiros está disponível no digital. O acesso ao documento essencial para a entrada no pedido de aposentadoria poderá ser feito pelo Meu INSS e eSocial. Veja qual é ela e o que muda para o trabalhador.
Leia mais: Você deve saber: dona de casa tem direito à aposentadoria do INSS?
O documento é o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) essencial para os trabalhadores que desempenham atividades especiais. A mudança é bem-vinda e facilita a vida daqueles que dependem do documento como meio de comprovação da atividade profissional.
Meu INSS e eSocial liberam novo documento
Antes da mudança, o acesso ao PPP era apenas por meio do setor de Recursos Humanos da empresa. A partir de agora, os trabalhadores vão poder contar com o perfil profissiográfico por meio do portal Meu INSS e também no eSocial.
A novidade tinha sido anunciada em dezembro do ano passado e era aguardada por muitos brasileiros. O PPP eletrônico pode ser consultado por meio do app do INSS e enviado ao eSocial pelo empregador. Agora, o funcionário consegue ter acesso ao documento pelo sistema online.
Atividades especiais
O PPP é liberado ao trabalhador depois do desligamento das atividades especiais. É essencial para comprovar que a pessoa trabalhou exposta aos agentes nocivos e prejudiciais à saúde.
Por essa razão, o ele tem direito à aposentadoria especial que libera o benefício mais cedo do que o prazo padrão. São considerados agentes nocivos os químicos, físicos e biológicos que causem danos à saúde ou a vida do funcionário por conta das condições do ambiente em que desempenham a função.
A atividade especial de baixo risco garante a aposentadoria depois de 25 anos de contribuição e 60 anos de idade. De médio risco exige 20 anos de contribuição e 58 de idade mínima. E de alto risco exige 15 anos de contribuição e 55 anos de idade para conseguir a aposentadoria especial.