Multa surpresa: mesmo sem notificação de infração, o pagamento é obrigatório?

Saiba o que acontece caso receba uma multa surpresa, ou seja, descubra uma infração que não tinha sido notificada por correspondência.



Receber uma multa de trânsito já é desagradável por si só, mas descobrir uma infração que não sabia, ou seja, uma multa surpresa, na hora de quitar débitos como o IPVA e licenciamento é ainda pior.

Leia também: CNH vencida em maio de 2022 só pode ser renovada até o fim deste mês

Muitos motoristas não imaginam, mas tentar se defender alegando que não havia recebido uma notificação formal no endereço residencial não adianta perante as autoridades. Isso porque já é entendimento comum que existem diversas formas de acompanhar infrações.

Como surge uma multa surpresa?

Diversas são as razões para um motorista não receber a notificação da infração. Entre as mais comuns, está a falta de atualização do endereço atual do motorista junto ao Detran, o que faz com que a notificação chegue em um endereço antigo, por exemplo.

Também pode acontecer de um motorista receber uma infração cometida por outra pessoa em um veículo no seu nome.

Para indicar o motorista responsável pela infração, caso não tenha recebido a notificação, basta ir ao Detran e comunicar o fato, anexando os documentos solicitados.

Saiba se foi multado em alguns cliques

Para evitar surpresas, há alternativas simples para acompanhar a pontuação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A primeira e mais conhecida é a consulta ao site do Detran local, com o número da CNH.

Outra forma prática é pelo aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito (Android e iOS), que traz a CNH digital junto com a situação do documento, o que inclui infrações. Assim, além de acompanhar a pontuação na carteira, o motorista também consegue evitar suspensões e imprevistos, além de indicar os reais condutores de infrações que não cometeu com o seu veículo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário