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Recebeu uma notificação do INSS? Veja o que faz para manter o benefício

O segurado que receber uma notificação do INSS tem um tempo para corrigir qualquer erro e garantir o dinheiro do benefício. Veja o que fazer.



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está prestes a fazer uma nova revisão no sistema de pagamento dos benefícios. Quando isso acontece, todos os segurados com alguma irregularidade podem ter os benefícios suspensos ou bloqueados. Sendo assim, fique atento e saiba o que fazer, caso receba uma notificação do instituto.

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A estimativa é que 170 mil cidadãos tenham os valores revistos. De todos os pagamentos feitos pelo INSS, o que mais apresenta irregularidades é o auxílio por incapacidade temporária. A revisão é para que seja possível ficar dentro do teto de gastos de R$ 707 bilhões que foi definido pelo governo.

Notificação do INSS

Pelos cálculos, o instituto precisa reduzir cerca de R$ 5,7 bilhões de pagamentos para não extrapolar o teto de gastos. É por isso que um pente-fino se faz necessário agora, já que muitos segurados podem ainda estar recebendo valores provenientes de benefícios aos quais não têm mais de direito.

Só no ano passado, por exemplo, um levantamento feito do Fundo do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) identificou que pelo menos R$ 80 milhões foram pagos de maneira indevida. Foram constatados, inclusive, que pagamentos foram realizados para pessoas já falecidas.

Sendo assim, durante a checagem, se o INSS encontrar alguma irregularidade, o instituto irá entrar em contato com o beneficiário antes de seguir com a suspensão do pagamento. O segurado recebe uma notificação via Correios. Ela chegará no endereço indicado no cadastro. De modo geral, isso não quer dizer que a pessoa ficará sem o benefício. Pelo contrário! É a oportunidade de corrigir qualquer erro para garantir a continuidade do recebimento.

Sendo assim, foi disponibilizado um prazo é de 30 dias para o cidadão recorrer. Dessa forma, o segurado pode dar uma resposta ao instituto para provar que tem direito ao pagamento e poderá retificar qualquer falha. No geral, a revisão dos benefícios encontra erros como a falta de documentos ou até mesmo da perícia médica.

Para ficar em dia com os requisitos e garantir o dinheiro, basta regularizar as informações pelos canais digitais – como o site e aplicativo Meu INSS – ou pelo telefone 135 para um agendamento de atendimento presencial em uma agência.




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