O Google Drive é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos criados em abril de 2012, pela Google. Ele é muito utilizado para edição de documentos, folhas de cálculo, apresentações e muito mais. Os fundadores do Telegram lançaram um rival do Google Drive que vai remunerar os usuários e pode fazer ainda mais sucesso. Conheça.
Leia mais: 4 funções incríveis do Google Maps para explorar: dá até para tocar música
Pela solução apresentada pela Fundação Ton, o novo produto será o Ton Storage. O anúncio foi feito em comunicado enviado ao Coindesk, site de notícias especializado em bitcoins e moedas digitais. De acordo com a Fundação, o projeto vai permitir que os usuários do serviço troquem arquivos de vários tamanhos.
Rival do Google Drive
Para atrair mais pessoas para a solução, os usuários vão ganhar alguns incentivos financeiros. Quem hospedar arquivos no sistema de armazenamento de dados poderá ser remunerado com o pagamento por meio de criptomoeda Ton. Será preciso comprar a cripto para pagar pelo serviço e, quem guardar os dados, vai receber a moeda digital e poderá trocar por dinheiro em corretoras.
De acordo com o comunicado, “um operador de node e um usuário criam um smart contract na blockchain TON que garante que o usuário pagará uma quantia fixa em Toncoin (TON) para armazenar arquivos por um período de tempo predeterminado”. As informações foram divulgadas no InfoMoney.
Ainda segundo o comunicado feito pela Fundação, “isso garantirá que os participantes possam armazenar dados ‘virtualmente de forma perpétua'”.
O serviço usa compartilhamento de arquivos peer-to-peer. Ou seja, é uma arquitetura de redes em que cada par, ou nó, coopera entre si para prover serviços um ao outro.
O processo, segundo a Fundação, vai ter a garantia de segurança aos usuários na troca de arquivos, ainda que os dados estarão seguros e criptografados.
A ideia é também dar mais garantias sobre a durabilidade dos arquivos armazenados, garantindo aos usuários incentivos para hospedar arquivos e se tornarem operadores, podendo ganhar por isso, com o pagamento feito por outros usuários na hospedagem de arquivos.
Foto: Nopparat Khokthong/Shutterstock