O segundo repasse de 2023 do Bolsa Família teve sua liberação nesta quinta feira (19) para os beneficiários que tiverem seu Número de Identificação Social (NIS) com último dígito 2. As parcelas de janeiro serão repassadas até o dia 31 deste mês, mantendo o valor de R$ 600 pago anteriormente pelo Auxílio Brasil.
Leia mais: ÓTIMA notícia para quem esperava o adicional de R$ 150 do Bolsa Família.
O retorno para o nome original do benefício, que foi chamado de Auxílio Brasil entre 2021 e 2022 no Governo Bolsonaro, aconteceu após a posse do presidente Lula (PT). Durante sua campanha política, o petista prometeu o acréscimo de R$ 150 por criança menor de seis anos. No entanto, o valor extra será pago somente a partir de março deste ano.
Dessa forma, a parcela de R$ 600 ficará disponível para saque por até 120 dias após a data de depósito indicada pelo calendário. Os beneficiários podem realizar o saque nas agências da Caixa ou em casas lotéricas. Além disso, também é possível movimentar as quantias por meio do aplicativo Caixa Tem.
Calendário de pagamentos do Bolsa Família em janeiro
Os pagamentos do Bolsa Família acontecem de forma automática para as famílias cadastradas no benefício. Contudo, o ministro Wellington Dias afirmou que o governo irá realizar um “pente-fino” entre os beneficiários do programa. A medida acontecerá devido a identificação de mais de 10 milhões de cadastros irregulares no programa.
Veja o calendário oficial de repasses do Bolsa Família para este mês de janeiro:
- 18 de janeiro: NIS final 1;
- 19 de janeiro: NIS final 2;
- 20 de janeiro: NIS final 3;
- 23 de janeiro: NIS final 4
- 24 de janeiro: NIS final 5;
- 25 de janeiro: NIS final 6;
- 26 de janeiro: NIS final 7;
- 27 de janeiro: NIS final 8;
- 30 de janeiro: NIS final 9;
- 31 de janeiro: NIS final 0.
Dessa forma, quem tiver interesse em consultar o benefício ou quiser denunciar alguma situação irregular sobre o Bolsa Família, pode entrar em contato por meio do telefone de atendimento do Ministério da Cidadania, no número 121.
Já para os interessados em falar com a Caixa, basta ligar no canal de atendimento ao Cidadão, por meio do número 111. Por lá, será possível consultar informações sobre o saque e também sobre o cartão do benefício.