Novo saque SURPRESA DO FGTS: veja quem pode retirar até R$ 6.220

Um novo saque FGTS é liberado, desta para trabalhadores de Fundão. Saiba como ele funciona e como solicitar pela internet.



A Caixa Econômica Federal abriu a possibilidade do saque calamidade do FGTS para os trabalhadores que moram na cidade de Fundão, na Grande Vitória. A medida foi anunciada na última terça-feira (24).

Leia mais: Chuvas x sol intenso: veja onde o tempo fica firme nesta quinta-feira

Dessa forma, os moradores das áreas afetadas pela chuva, que tiveram seus endereços identificados pela Defesa Civil Municipal, poderão entrar com o pedido para retirar até R$ 6.220 até o dia 9 de abril. Após a solicitação, a Caixa possui o prazo de cinco dias úteis para analisar e depositar o valor solicitado na conta do trabalhador.

A medida foi tomada após Fundão ser um dos municípios mais atingidos pelas chuvas entre novembro e dezembro do último ano. Com isso, o nível do rio que corta a cidade chegou a subir cerca de oito metros, fazendo com que várias famílias tivessem que deixar suas casas.

Como solicitar o FGTS por calamidade?

Para solicitar o benefício, é preciso possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saques pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. Assim, a solicitação pode ser feita por meio do app FGTS, na opção Meus Saques. Em seguida, será necessário clicar em “Outras situações de saque” e selecionar “Calamidade pública”, clicando na cidade.

Além disso, será preciso enviar uma foto do documento de identidade e um comprovante de endereço no nome do trabalhador que tenha sido emitido até 120 antes do decreto de calamidade pública do município.

No entanto, caso o comprovante esteja no nome do cônjuge ou companheiro, será preciso enviar também a certidão de casamento ou Escritura Pública de União Estável.

Ter conta é importante

Por fim, ao registrar a solicitação será possível indicar uma conta da Caixa, incluindo a poupança digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para que os valores sejam depositados, sem nenhum custo.

Se o morador estiver sem celular ou sem acesso à internet, o pedido poderá ser feito pessoalmente em uma agência da Caixa com a documentação necessária.

Foto: Joa Souza/Shutterstock




Voltar ao topo

Deixe um comentário