Engana-se quem pensa que as plantas não precisam de muita atenção. De fato, os cuidados necessários são bem menores em comparação às necessidades de alguns animais, por exemplo. Contudo, para garantir uma vida saudável aos vegetais, alguns detalhes fazem toda a diferença. Todo mundo sabe que é necessário regar as plantas, porém poucos entendem qual é o melhor modo para isso.
Veja também: Vai decorar sua casa? Então aposte na planta que combina com seu signo
Os vegetais devem ser regados em horários corretos e do jeito certo para que cresçam bem. Do contrário, algumas consequências desagradáveis podem acontecer. Por isso, você precisa aprender o jeito certo de regar as plantas da sua casa. Além de mais vistosas, as dicas vão ajudar na fotossíntese.
Regar as plantas errado acarreta sintomas
Se você regar suas plantas errado alguns sintomas podem ser percebidos; tais como:
- Aparecimento de muitas folhas soltas no vaso;
- Plantas soltas ou com caule solto do solo;
- Muita água excedente no pratinho do vaso;
- Raízes apodrecidas (raízes saudáveis costumam ser da cor marrom claro).
Estes sintomas são importantes indícios sobre a rega inadequada e podem ser observados nas plantas internas. Porém, eles não são determinantes. O ideal é manter algumas boas práticas.
Modo correto de fazer as regas periódicas
Ainda que você tenha plantinhas decorativas em sua casa, dar uma vida saudável a elas é importante. Mais do que um horário adequado, existe até método adequado para regar as plantas.
A primeira coisa a se esclarecer diz respeito ao local da rega. Sempre jogue água nas raízes das plantas. O calor pode evaporar as gotículas antes que elas sejam absorvidas pelas raízes. Além disso, excesso de umidade nas folhas em muitas espécies promove aparecimento de fungos. Em dias muito frios, a água pode causar um choque térmico na planta ou até congelar.
Este é o melhor horário
Tendo por base o que foi esclarecido acima, já dá para se ter uma noção de bons horários. Resumidamente, é preciso evitar os horários de maior calor e exposição solar. Assim, a planta consegue ter tempo hábil para que a água seja absorvida sem pressa pelo solo e pelas raízes.
Também vale evitar regar os vegetais à noite, pois com a ausência de sol a água pode ser acumulada. Isso facilita a instalação de pragas e pode causar outros transtornos.
Sendo assim, o horário mais adequado para regar as plantas é entre às 6h e 9h da manhã. Se não for possível, jogue água entre às 15h e às 17h. Em dias quentes faça duas regas diárias nas plantas que mais demandam líquidos. Porém, consulte um jardineiro ou especialista para entender quais as necessidades por água de cada vegetal.