Andar com os pneus descalibrados faz o motorista gastar mais combustível, além de danificar os pneus. Com o tempo, o prejuízo pode ser bem alto. Mas afinal de contas, qual é a calibragem certa para o meu carro? Se você ainda tem dúvidas de quanto colocar na hora de encher os pneus, chegou a hora de aprender.
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Primeiramente, vale destacar que cada tamanho, modelo, espessura e material tem suas especificações. Os pneus não mudam apenas de acordo com o aro das rodas dos carros e motos. Cada fabricante possui diversos produtos que têm peculiaridades diferentes uns dos outros. Então sempre siga o que as instruções mandam. Porém, se você mantém os tamanhos padrões de cada carro, dá para saber exatamente o que fazer.
Por que é importante fazer a calibragem dos pneus constantemente?
Especialistas dizem que a calibragem deve ser ajustada semanalmente. Em outras palavras, é preciso levar o carro até o posto de combustíveis e encher cada um dos quatro pneus. Se você não tem esse hábito, saiba que pode estar correndo alguns riscos.
O pneu descalibrado afeta diretamente a segurança do carro. É mais fácil perder o controle, derrapar em asfalto molhado ou com detritos, além da durabilidade diminuir. Pois é, os pneus vão durar bem menos se você ficar rodando com eles fora da calibragem.
Qual é a calibragem certa para os pneus do meu carro?
Para saber exatamente qual é a calibragem ideal, cheque o Manual do Proprietário. Alguns veículos mais novos contam com a descrição na parte lateral interna da porta do motorista e do passageiro. Cada veículo e fabricante tem especificações diferentes.
O mais importante é ir ao posto todas as semanas manter o volume ideal. Lembre-se de calibrar o estepe do carro. Este pneu deve ser calibrado com 5 psi a mais do que os demais dispositivos.
Qual é o melhor horário para calibrar os pneus do carro?
Outro ponto que precisa ser esclarecido é o melhor momento para efetuar a calibragem certa dos pneus do carro.
Sempre faça isso nas primeiras horas do dia com o carro ainda frio. Vá até algum posto e calibre. Pois depois de rodar e esquentar, o ar dilata e a diferença de pressão pode chegar a 5 psi, o que impede de fazer a regulagem correta.