Se você acredita em astrologia, ou convive com pessoas que acreditam, provavelmente já ouviu falar em Mercúrio retrógrado. Esse é um movimento que acontece de 3 a 4 vezes por ano.
Veja também: Terão que sair do casulo: estes 3 signos vão enfrentar muitas mudanças em 2023
Cada retrogradação de Mercúrio dura em torno de 20 dias. Muitas pessoas veem como uma época negativa e não assinam contratos nem viajam nesse período. Mas será que é realmente tão ruim?
O que significa o Mercúrio retrógrado
Primeiramente, temos que pensar que cada planeta rege alguma área da nossa vida. Na astrologia, Mercúrio está relacionado com comunicação, tecnologia e transportes. Ou seja, tem a ver com redes sociais, com celulares e computadores, carros, etc.
Quando o planeta Mercúrio está em movimento retrógrado, ou seja, para trás, essas áreas da vida pedem uma revisão. Ou seja, aquela manutenção do carro que não foi feita resultará em um problema. Ou aquele backup vai fazer falta porque o computador queimou.
Também é um momento de mal entendidos e comunicação desalinhada. Por isso muitas pessoas não assinam contratos nessa época. Porém, é só prestar mais atenção do que o normal para ficar livre de problemas.
Como o Mercúrio retrógrado afeta sua vida
Todas as pessoas sentem o impacto na área de comunicação, tecnologia e transportes. Porém, cada retrogradação ocorre em um signo. E todos nós temos todos os signos no mapa astral.
O movimento retrógrado do início de 2023 vai até 18 de janeiro em Capricórnio. Ou seja, no seu mapa astral, veja qual em qual casa está Capricórnio. É nessa casa que você vai sentir ainda mais os efeitos da retrogradação.
Para quem tem esse posicionamento no mapa astral, ou seja, nasceu em uma retrogradação de Mercúrio, o momento é positivo. Então, para essas pessoas, alguns projetos podem andar e oportunidades podem surgir.