scorecardresearch ghost pixel



Pagamento do 13° salário do INSS será antecipado em 2023?

Com a troca de governo, uma série de benefícios estão passando por alteração. Saiba se o pagamento do 13º salário do INSS será antecipado.



Chegou 2023 e o início do novo ano trouxe também o começo de um novo governo, com novas regras para diversos benefícios. Uma dúvida recorrente entre aposentados e pensionistas é se o pagamento do 13° salário do INSS será antecipado ou não este ano. Continue lendo para descobrir.

Leia também: É bom ficar de olho nas regras do INSS se você quer se aposentar em 2023

Nos últimos anos, o pagamento tem sido antecipado, sobretudo pelo cenário causado pela pandemia da Covid-19. Assim, o recebimento da parcela extra do salário tem acontecido em março.

O 13º salário do INSS continuará sendo antecipado?

Até o momento, a resposta é: não há certeza. Com o novo governo, nenhum pronunciamento oficial foi dado no sentido da manutenção da antecipação para março.

Dada a proximidade da data seguida em anos anteriores, tudo leva a crer que o ano de 2023, que tem trazido diversas normalizações referentes à pandemia, deve ter também o calendário do INSS normalizado. Com isso, o repasse do benefício deve voltar para alguma data entre os meses de novembro e dezembro.

Além disso, as parcelas do INSS passam por ajuste neste mês, acompanhando o salário mínimo vigente, que agora é de R$ 1.320.

Muita gente não imagina, mas quem recebe aposentadorias e pensões pelo Instituto Nacional do Seguro Social também tem direito à parcela extra conhecida como 13º. Assim como os demais trabalhadores que atuam com carteira assinada no Brasil, a maioria dos segurados do INSS também têm direito ao recebimento do 13º salário, ou abono natalino, como também é conhecido.

Quem quer fazer consultas ou tirar extratos de pagamentos do benefício, pode fazê-lo pelo aplicativo e portal Meu INSS. O serviço é vinculado à plataforma Gov.br e serve para acompanhar não só a parcela do 13º como outros 89 serviços. Confira clicando aqui.




Voltar ao topo

Deixe um comentário