Pedido de benefício negado pelo INSS: veja o que fazer para reverter essa situação

O pedido de um benefício pode ser negado pelo INSS por diversas razões. Veja quais são as causas mais comuns e saiba o que fazer.



Para receber os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é preciso entrar com um pedido e apresentar todos os documentos que comprovem o direito ao recebimento. Mas, além da demora na análise, o cidadão pode ter uma triste surpresa. Aprenda o que fazer se o pedido for negado pelo INSS.

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O INSS pode negar a solicitação por várias razões. Pode ser a falta de algum documento importante, por exemplo, ou ainda pelo entendimento de que a pessoa não atendeu todos os critérios exigidos. Mas o cidadão também não deve descartar o fato de que a análise pode ter sido feita com erro. Nesses casos, existe uma saída para ter o benefício.

Pedido negado pelo INSS

A análise para a concessão de um benefício pago pelo INSS pode levar muito tempo. Em média, 90 dias. Mas, na prática, a realidade é muito pior e em alguns casos passa de 1 ano na fila de espera.

É uma situação que contraria muitos brasileiros, que ficam sem saber o que fazer ao terem a solicitação negada, mesmo depois de tanto tempo de espera.

O pedido negado é mais comum nas solicitações das aposentadorias. Mas a recusa pode ser feita em relação a todos os demais benefícios pagos pelo INSS.

Caso isso aconteça, o primeiro passo é ver quais foram os dados enviados. Muitas vezes, as informações são analisadas por robôs do INSS. Ou seja, na falta de alguma informação essencial, o pedido pode ser automaticamente desconsiderado. O mais importante é enviar todas as informações sem erros.

Tempo de espera

O tempo de espera para a análise do benefício varia de acordo com o pedido. No geral, as solicitações de aposentadoria por invalidez demoram até 45 dias para que o solicitante tenha uma resposta do INSS.

Nos demais pedidos de aposentadoria, o tempo de espera na fila passa de 90 dias. Se todos os documentos essenciais forem enviados e ainda assim o pedido for negado, a tentativa é entrar com um recurso administrativo no INSS. Se não houver resposta positiva e nova análise, a saída é entrar com uma ação na Justiça.




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