Pesquisadores dizem que o núcleo da Terra ‘congelou’; o que acontece agora?

Uma pesquisa recente sugere que o núcleo terrestre tenha parado de girar. Isso pode gerar alguma tragédia ambiental no planeta? Veja aqui.



A Terra é considerada um planeta “vivo”, pois está em constante movimentação interna. Isso quer dizer que suas camadas interiores se movimentam e afetam diretamente todo o complexo de vida existente na crosta. No entanto, uma pesquisa recente sugere que o núcleo terrestre tenha parado de girar.

Veja também: Fenômeno solar pode causar destruição no planeta Terra

A pesquisa foi realizada por Xiadong Song e Yi Yang, pesquisadores da Universidade de Peking, na China. Eles dizem que o núcleo da Terra pode ter parado de girar na mesma direção que o resto do planeta ou que está girando no sentido oposto.

O Núcleo da Terra parou de girar, e agora?

O núcleo da Terra tem o tamanho aproximado de plutão e está a 5 mil km de profundidade em relação à superfície do nosso planeta. Ele seria como uma espécie de “planeta interno” e pode girar de forma independente, já que flutua em metal líquido presente no núcleo externo.

Como é de se imaginar, o estudo dessa parte geológica não é algo simples. As pesquisas são feitas por meio de medição de ondas sísmicas que cruzam o solo terrestre e transpassam o planeta inteiro. A explicação correta e rigorosa, claro, é bem mais complexa do que isso.

Analisando essas ondas sísmicas das últimas 6 décadas, os pesquisadores entenderam que o ritmo delas apresenta mudanças significativas ao longo do tempo. Foi notado que no ano de 2009 houve poucas mudanças das ondas emitidas e recebidas. Esse dado sugere que o núcleo da Terra possa ter parado de girar. Contudo, outras medições também mostram que o ciclo da estrutura pode ter 70 anos, com mudança de direção a cada 30.

O que pode acontecer?

Outros estudos semelhantes dizem que o núcleo da Terra teria ciclos de 6 anos, com mudança de movimentação a cada 3. Na prática, não existe nenhum efeito colateral realmente significativo capaz de gerar uma catástrofe ambiental, por exemplo.

“Esperamos que nosso estudo motive alguns pesquisadores a construir e testar modelos que tratem a Terra como um sistema integrado e dinâmico”, disseram os pesquisadores em suas publicações recentes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário