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Por que 27% de etanol na gasolina não está ajudando a economizar na bomba?

A adição de 27% de etanol na gasolina é obrigatória por lei. Entre os objetivos está baratear o custo para o consumidor, mas isso não está acontecendo na prática.



No Brasil, a adição de 27% de etanol na gasolina é obrigatória com o objetivo de, entre outras coisas, diminuir a dependência do petróleo estrangeiro e baratear o custo do combustível para o consumidor final. No entanto, nos últimos dias, o etanol não tem ajudado na economia no posto.

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Com o preço em alta, o combustível puxa o preço da gasolina para cima e, sozinho, também deixa de compensar na maioria dos estados brasileiros. A exceção é Mato Grosso.

Há diferença, no entanto, no tipo de etanol utilizado nos dois casos. O etanol comprado direto da bomba dos postos é o etanol hidratado e o que acompanha a composição da gasolina de posto é o etanol anidro, sem água. Ambos vêm da cana-de-açúcar, que está com oferta baixa no mercado, daí o preço.

“Estamos no período de entressafra da cana, que resulta na diminuição da oferta do etanol no mercado e, como consequência, a elevação dos preços tanto nas usinas quanto nas bombas”, explica Douglas Pina, diretor-geral de mobilidade da Edenred Brasil.

Mesmo com 27% de etanol na gasolina, preço dos combustíveis devem seguir altos

A oferta de etanol deve aumentar somente entre o final de fevereiro e março, com o início da próxima safra da cana-de-açúcar. Com isso, os preços dos combustíveis com etanol devem continuar mais altos até lá.

De acordo com a Ticket Log, 2023 começou com a gasolina e o etanol em alta em todo o país. Nos dois últimos meses, o etanol tem ficado mais caro: em dezembro, o preço do litro da gasolina recuou 1,1%, em relação a novembro. No mesmo período, o etanol encareceu 0,6%, destaca Pina.




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