Por que a Tesla tem carros encalhados mesmo sendo líder no mercado de elétricos?

Mesmo superando vendas em 2022 mas, Tesla tem carros encalhados e faz liquidação fora dos EUA.



Mesmo sendo referência no mercado de carros elétricos, a Tesla tem carros encalhados neste início de ano e está fazendo uma liquidação para limpar o estoque, principalmente fora dos Estados Unidos. Mas porque uma marca líder em carros elétricos e de condução autônoma está nessa situação?

Leia também: Elon Musk bate recorde no Guinness, mas motivo não é de se orgulhar

Não existe uma razão única, mas muitas. O problema parece ter se acentuado em 2022 e trazido preocupação para a montadora de Elon Musk nesse início de 2023.

Apesar de seus pátios cada vez mais cheios de carros, a Tesla vendeu 1,3 milhão de unidades em 2022, segundo o The New York Times, um número 40% superior ao resultado do ano anterior. Entenda abaixo o porquê dessa conta não fechar.

Porque a Tesla tem carros encalhados se ela vendeu mais em 2022?

Como dito, são vários motivos. O primeiro deles é a oferta maior que a demanda. A Tesla produziu, especialmente na China, mais carros do que o mercado procurou no ano passado. A marca esperava crescer 50%, mas a alta foi de 40%. Com isso, pelo menos 10% dos carros produzidos seguem parados.

Outro impacto trazido em 2022 foi o aumento da concorrência no mercado de carros elétricos. A BYD, por exemplo, superou a Tesla em número de carros emplacados. Ao mesmo tempo, Volkswagen, General Motors e Ford produziram modelos mais baratos com a tecnologia.

Especialmente nos EUA, o aumento da taxa de juros também teve impacto sobre as vendas enquanto, no mundo todo, as polêmicas e a antipatia do dono da Tesla, Elon Musk, repercutiram negativamente sobre a montadora.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário