Você gosta de tomar uma cervejinha no final de semana ou em datas especiais, mesmo que caia em dias úteis? Tudo bem, com moderação, a bebida está liberada, mas existem alguns detalhes que você não conhecia e que podem servir de alerta para o hábito aparentemente inocente. Por exemplo, você sabia que não deveria tomar cerveja direto da lata ou da garrafa?
Veja também: Viraram as queridinhas! 5 cervejas puro malte preferidas do público
Por que você não deve tomar cerveja direto no “bico”
Principalmente no verão, a cerveja é uma das bebidas mais apreciadas, inclusive mesmo quem não gosta dos efeitos do álcool no corpo, pode tomar a versão zero. Normalmente, em ambientes como os de balada, praia ou clubes, muitos tomam o líquido direto no gargalo ou na boca da latinha.
Contudo, o que poucos sabem é que vários especialistas em saúde alertam para não ingerir a cerveja dessa maneira. Tomá-la direto “no bico”, como se diz popularmente, pode não ser a melhor escolha a ser feita.
O site Meganotícias ouviu um degustador profissional chamado Pascual Ilabaca. Ele disse que ninguém deveria fazer isso, principalmente porque o sabor da bebida será alterado, mas existem outros fatores decisivos.
Pode causar inchaço
Quando se coloca a cerveja no copo, parte dos gases que estão presos no líquido é perdida para o ambiente. Isso é bom, pois o consumidor ingere uma quantidade menor de CO2, por exemplo. Ao se tomar a bebida direto no gargalo, a quantidade da substância ingerida é maior.
Dessa maneira, a pessoa pode sofrer com inchaço abdominal, dores, desconforto e até indigestão. “Se quisermos conhecer o cheiro e o sabor que tem em toda a sua proporção, beber da garrafa nos sufocará com aquele dióxido de carbono que trancou e que não libera , e fará nossas barrigas incham”, afirmou o especialista.
A maneira mais indicada para consumir o líquido é diretamente no copo, preferencialmente algum modelo com a boca mais larga. Deixe a cerveja descansar um pouco antes de tomar.