Preço das passagens aéreas vai cair? Veja previsões do setor para 2023

Saiba se o contexto atual ajuda na queda ou manutenção dos valores das passagens aéreas para 2023.



Aquela esperança de queda no valor das passagens aéreas deve ser novamente adiada. Isso porque, de acordo com dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), as passagens aéreas estão entre os 50 itens que registraram maior alta. O aumento foi de 23,53%. E ao que tudo indica, o cenário não deve sofrer modificações este ano.

Leia mais: O segredo para acumular milhas e ter descontos em passagens aéreas

Isso porque, fatores como o preço dos combustíveis e a cotação do dólar devem seguir elevando os valores das passagens de avião, onerando o bolso do consumidor final. Contudo, mesmo com este cenário, a expectativa de retomada do crescimento tem gerado otimismo nas empresas do setor.

Composição de preço da passagem aérea

Na hora de calcular o valor das passagens aéreas fatores entram na conta, como os custos internos de cada companhia aérea, além da cotação do dólar e da manutenção e arrendamento das aeronaves. A informação é da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

Em tempo, dados da Abear também apontam que de janeiro a novembro de 2022, o querosene de aviação (QAV) teve um aumento de 59% e o item corresponde a 40% das despesas de uma companhia aérea. Por isso, é possível fazer a relação direta entre o preço do QAV e o valor da passagem aérea.

Por outro lado, vale lembrar que o dólar também impacta diretamente os preços. Isso porque, a moeda reajusta os valores de mais da metade dos insumos de todo o setor. Na prática, quanto mais caro o dólar, maiores são os custos das companhias aéreas. Refletindo, por fim, no preço pago pelo consumidor.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário