scorecardresearch ghost pixel



Prova de vida do INSS mudou e será diferente a partir de janeiro de 2023

A prova de vida em 2023 vai contar com a ajuda da tecnologia para tornar o procedimento mais simples para o INSS e segurados. Veja o que muda.



A prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um procedimento que garante o pagamento contínuo dos benefícios. Algumas mudanças vão tornar a etapa de comprovação mais prática para os segurados a partir de agora. Veja o que muda em 2023 na prova de vida do INSS.

Leia mais: Novo lote: segurados do INSS recebem R$ 1,6 bilhão em atrasados

Neste ano, o governo federal publicou uma portaria no Diário Oficial da União que prevê mudanças na prova de vida. As alterações começam a valer em 2023. A partir de então caberá ao INSS a comprovação de que o segurado continua vivo e com direito ao benefício.

Prova de vida em 2023

A comprovação de que o segurado continua vivo será feita por meio do cruzamento de dados com outros registros disponibilizados pelo governo federal.

A partir de 2023, mais de 36 milhões de aposentados e pensionistas ficarão livres da obrigação de comparecer em uma agência do INSS para fazer o procedimento.

Depois de cruzar as informações com o banco de dados do governo, caberá ao Instituto entrar em contato com os segurados sempre que houver alguma dúvida.

Em casos específicos, a pessoa pode ser notificada a comparecer ao atendimento presencial. Caso contrário, o segurado não precisa mais se preocupar com a prova de vida.

Como o INSS vai confirmar se a pessoa está viva?

O INSS vai confirmar que a pessoa continua viva por meio de dados como: renovação de passaporte, documento de identidade, carteira de motorista, declaração do Imposto de Renda, registro de vacinação e todas as outras movimentações que envolvam o CPF dos segurados.

Ou seja, a tecnologia será essencial no processo para garantir a prova de vida em 2023. A mudança é resultado da pandemia da Covid-19, quando o procedimento deixou de ser obrigatório para garantir a segurança de todos durante o isolamento social.

Ainda que não seja obrigatória, quem quiser fazer a prova de vida pela última vez em 2022 pode realizar o procedimento voluntário por meio do aplicativo Meu INSS.

Foto: SERGIO V S RANGEL/Shutterstock




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário