Consumir aquilo que o seu corpo realmente precisa pode ser mais fácil do que você imagina, buscando prevenir determinadas doenças. Em parte, sabe-se que certos problemas de saúde refletem fatores genéticos, mas é preciso considerar que maus hábitos elevam os riscos de casos clínicos, como hipertensão, diabetes tipo II e principalmente crises respiratórias.
Veja também: Dá para comer fruta mofada? Veja se ela contamina todas as outras
O seu corpo precisa de oxigênio
Os pulmões são responsáveis por filtrar o oxigênio, durante a respiração, e quando alguém inspira, o gás é transformado, sendo liberado na forma de dióxido de carbono. A oxigenação no sistema humano garante que o sangue circule pelo corpo e poucos minutos sem esse processo costuma ser fatal, deixando sequelas graves caso ocorra má circulação no cérebro.
Ameixa: o superalimento para ter energia
A ameixas seca tem um sabor acentuado e doce, tornando-se um excelente acompanhamento em iogurtes, geleias e outras sobremesas. Rica em antioxidantes, melhora a digestão, circulação, reduzindo também o colesterol ruim. Além disso, apresenta vitaminas C e K, polifenóis e flavonoides, que ajudam a eliminar radicais livres, ligados à inflamação do organismo.
Quais as principais doenças no pulmão?
Se um pulmão funciona de maneira ineficiente, a incidência de câncer, insuficiência respiratória, bronquite, enfisema e embolia aumenta. Esses quadros costumam se agravar rapidamente, levando o paciente à morte. Certos indivíduos nascem com predisposição a desenvolver doenças no sistema respiratório e precisam fazer acompanhamento médico frequentemente.
Afinal, como incluir superalimentos na dieta?
Assim como qualquer alimento, o consumo de ameixas exige moderação, devido à sua carga calórica. Existem diversos superalimentos, que concentram uma grande quantidade de proteínas, vitaminas e minerais com potencialidade de acelerar o metabolismo. Não deixe de investir em refeições mais naturais, cortando ultraprocessados, açúcar e gordura o máximo possível.
Cada um tem necessidades nutricionais específicas, então não deixe de consultar um nutricionista para construir um plano alimentar personalizado.
Foto: Orawan Pattarawimonchai/Shutterstock